TENDÊNCIAS DO MERCADO DE PANIFICAÇÃO BRASILEIRO

Ver PDF | Ver Impressão
por: taazabr Total leituras: 356 Nº de Palavras: 748 Data: Fri, 1 Feb 2013 Hora: 4:30 PM 0 comentários

 

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE PANIFICAÇÃO BRASILEIRO

Artigo escrito por Juliano Powidayko Alberici

                De acordo com dados da ABIP – Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, o segmento de panificação é composto por mais de 63 mil panificadoras em todo o país, caracterizando um dos maiores segmentos industriais do país. A participação na cadeia alimentar industrial chega em aproximadamente 36,3%, afirmando a importância do segmento.

                A expectativa de crescimento do setor para os próximos anos é alta, seguindo principalmente os efeitos do crescimento da economia brasileira, aumento de renda da população e as mudanças sócios-culturais no setor de alimentação. Também de acordo com a ABIP, as empresas de Panificação e Confeitaria brasileira mantêm o crescimento acima de dois dígitos, que vem ocorrendo desde 2007. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%, o que representa um faturamento de R$ 62,99 bilhões. O destaque ficou para os estados do Centro-oeste onde o crescimento médio chegou em 30%, seguido pelo Nordeste com um crescimento próximo dos 20%.

                Com o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e busca por praticidade e portabilidade na alimentação, cresce a tendência do consumo de alimentos fora do lar. Passar na padaria pela manhã para um café da manhã rápido ou almoçar perto do trabalho são importantes fatores que devem impulsionar ainda mais o setor.

                O grande destaque deste crescimento fica por conta do aumento do mix de produtos e especialização da produção em busca de satisfazer as mudanças requeridas pelos consumidores. Isso leva à forte tendência do setor pelo crescimento na produção e consumo de pães artesanais. Atualmente apenas 4% do consumo em padarias são de pães industrializados e apesar da forte tendência do mercado de food service pela busca de aumento de produtividade através de alimentos industrializados, o pão artesanal vai aumentar ainda sua participação no mercado, dado que a variedade de pães e doces ofertados pelas padarias já é o 6.o principal motivo do consumo em padarias pelos consumidores.

                Em relação aos critérios de compra, de acordo com dados do setor, qualidade aparece em primeiro lugar seguido de preço. Ou seja, o mercado está muito preocupado com a relação custo benefício ofertada pela indústria. Esta relação é normalmente traduzida pela marca do produto, que ganha força como terceiro principal critério de compra. Em relação ao quesito entrega, este torna-se mais importante para a fatia de compradores que realizam suas compras através de distribuidores, que representa a maior importância do canal de distribuição. O atacarejo é a outra opção, que ganha força com o aumento do número de lojas.

TAZAA, Especiarias E Frutas Secas

São Paulo, Brasil

 

Sobre o Autor

 

TAZAA, Especiarias E Frutas Secas

São Paulo, Brasil

http://taaza.com.br

 




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment