A influência dos pensamentos sobre a vida do ser humano

Ver PDF | Ver Impressão
por: Lacemar Total leituras: 222 Nº de Palavras: 403 Data: Wed, 16 Mar 2011 Hora: 12:13 PM 0 comentários

Realizando uma pesquisa sobre o conceito de pensamento, baseado na sua influência em nossas atitudes e condutas, pude comprovar que ele é o agente do nosso  comportamento, e que, de acordo com a sua índole, pode nos levar a praticar tanto o bem quanto o mal.

É uma entidade autônoma que se procria e adquire vida na mente humana, de onde pode passar, depois, a outras mentes sem a menor dificuldade, como nos ensina a Logosofia. É comum confundir o pensamento com a mente, com as faculdades e outras funções mentais, mas seria o mesmo que confundir o produto da máquina com o que ela produz.

O conhecimento dos pensamentos e das deficiências psicológicas faz parte do conhecimento de nós mesmos e para que possamos entrar em contato com a nossa realidade interna e superar-nos é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los. Esta tarefa exige uma atenção constante aos seus movimentos na mente, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimenta de bem, o que dificulta a sua identificação.

Os pensamentos devem ficar subordinados a nossa razão e atender ao que lhes determinamos, porque, geralmente, nos levam a fazer o que não queremos e impedem-nos de fazer o que nos propomos.

A disciplina mental abrange o sistema mental em conjunto e alcança os pensamentos. É fundamental para o melhor desempenho das atividades nas diversas ordens da vida e contribui para a economia de energia e  de tempo. Ao executarmos uma tarefa que exige uma concentração maior, como a de resolver um problema complicado, por exemplo, devemos estar atentos aos movimentos mentais, procurando atrair os pensamentos afins com essa tarefa e afastar os demais que, geralmente, acorrem nestas circunstâncias, porque, mesmo sendo positivos, não contribuiriam para a melhor execução da tarefa em vista, embora possam ser úteis em outras oportunidades.

Lacemar

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

 

Sobre o Autor

Professsor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de cultura geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa, publicação de artigos em vários sites.

 




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment