O que os gestores não sabem sobre um movimento de caixa problemático

Ver PDF | Ver Impressão
por: BBMarketing Total leituras: 345 Nº de Palavras: 474 Data: Mon, 24 Jan 2011 Hora: 12:37 PM 0 comentários

O sucesso financeiro de qualquer empresa depende de um bom controle do fluxo de caixa. A utilidade do movimento de caixa é apresentar de modo claro os movimentos de valores no departamento de finanças da empresa. O fluxo de caixa disponibiliza as informações referentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo. E isso vale para as contas pendentes e efetivadas. Independente do status da conta.

 

O fluxo de caixa pode ter muita variação. contudo as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada. A pessoa deve estar informando, ao longo do tempo, os saldos, pagamentos, entre outros. usualmente quando o saldo acumulado ficar negativo, esta situação se torna meio óbvia. Entendeu? Você está recebendo menos do que quitando. Isto é bastante ruim.

 

Vamos as causas:

 

- Os prazos para pagamentos oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa.

 

- Em épocas especiais você pode precisar investir mais no estoque, o que normalmente acaba com o fluxo de caixa.

 

- Você investiu muito em estoque, provavelmente. Investiu mais do que precisava ou deveria. O giro de estoque não acompanhou as compras.

 

- As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa.

 

- Os juros podem estar matando a empresa. Juros de empréstimos, cheque especial, cartões de crédito, etc.

 

Todo empresário deve ficar ligado nos pontos que acabamos de visualizar, pois deve-se buscar sempre o saldo positivo no movimento de caixa. Isto é incontestável. Fluxo de caixa cima de zero é sinal de que há saúde financeira na empresa. Ela faz exatamente o contrário dos itens vistos acima, que são ruins para a empresa.

 

Vamos concluir…

 

O movimento de caixa é usado para equilibrar as contas da empresa. Ele pode postergar ou adiantar quantias recebidas ou débitos ao longo de um período. por isso, fique atento. Deixa o fluxo de caixa “à deriva” é muito perigoso. Seja sempre interessado em instruir-se mais sobre isso.

 

Artigo por Organizze: http://www.organizze.com.br

 

Otimização SEO por Blueberry Marketing Online: http://www.bbmarketing.com.br/

 

Sobre o Autor

Blueberry é uma agência inovadora e dinâmica de Search Engine Marketing, especializada em Google Adwordse SEO.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment