Como Funciona M&A

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 299 Nº de Palavras: 475 Data: Mon, 13 Feb 2012 Hora: 9:00 AM 0 comentários

 

M&AM&A (Mergers and acquisitions ou fusões e aquisições) consiste a estratégias empresariais para compra e venda entre empresas. Por exemplo, quando duas empresas querem se juntar ou uma comprar produtos da outra, é utilizado esse processo em diversos negócios com orientação de advogados.

A lógica dominante usada para explicar a atividade M&A é que as empresas procuram adquirir um melhor desempenho financeiro. Alguns dos seguintes motivos são considerados para melhorar o desempenho financeiro:

Economia de escala: Refere-se ao fato de que a companhia combinada pode muitas vezes reduzir seus custos fixos através da remoção de departamentos duplicados ou operações, reduzir os custos da empresa aumentando as margens de lucro.

Oportunidade de economia: Aumento ou a diminuição da competência do marketing e distribuição de diferentes tipos de produtos.

Aumento da receita ou participação de mercado: Isso pressupõe que o comprador vai absorver um grande concorrente e, assim, aumentar seu poder de mercado para definir preços.

Venda Cruzada: Por exemplo, um banco que compra de um corretor da bolsa poderia, então, vender os seus produtos bancários aos clientes da corretora de valores, enquanto que o corretor pode inscrever os clientes do banco para contas de corretagem. Ou, um fabricante pode adquirir e vender produtos complementares.

Sinergia: As economias de gestão, tais como o aumento das oportunidades de especialização gerencial. 

Tributação: Uma empresa lucrativa pode comprar uma empresa falida utilizando-se desse motivo como vantagem e reduzindo o montante do imposto.

Diversificação geográfica: Isto é projetado para suavizar os resultados de lucros de uma empresa que ao longo do tempo suaviza o preço das ações de uma empresa, dando aos investidores conservadores maior confiança em investir na empresa. No entanto, isto nem sempre proporcionam um valor para acionistas.

Transferência de recursos: Os recursos são distribuídos de forma desigual entre as empresas e a interação do alvo e aquisição de recursos da empresa podem criar valor, quer através de superar informações assimétricas ou pela combinação de recursos escassos. 

 

Sobre o Autor

Estudante de direito apaixonada pela profissão.

Gosto sempre de pesquisar sobre diversas coisas, não só sobre a minha área, mas sobre todos assuntos que me interessam.




Pontuação: 3.0


Comments

No comments posted.

Add Comment