Falando em Público Usando Colinhas

Ver PDF | Ver Impressão
por: michaellesenfant Total leituras: 337 Nº de Palavras: 561 Data: Fri, 10 Dec 2010 Hora: 1:19 PM 0 comentários

 

Você conhece a situação:

Em um evento qualquer, como uma apresentação de um projeto na faculdade, muitos alunos pegam folhinhas de papel e escrevem suas anotações. No papel pode existir um índice para a pessoa não se perder enquando fala com o seu público ou então, ela pode ir além, chutar totalmente o pau da barraca e manter uma folha contendo toda a apresentação por escrito, na íntegra.

Então, ao fazer o seu trabalho, a pessoa olha no papel o tempo todo. Chega uma hora em que o desespero aumenta e ela desiste e começa a simplesmente a ler o papel. É claro que o resultado final é uma lástima e sua nota não será muito boa. Por isso, será que utilizar essa "colinha" é assim uma idéia tão boa?

A resposta é: depende.

Como você pode ter percebido, eu utilizei dois exemplos. No primeiro caso, a pessoa usa um papelzinho pequeno para o caso de esquecer a ordem do conteúdo a ser apresentado. Vai que acontece alguma coisa com os slides ou acaba a energia. Com esse papel, ele poderá se lembrar rapidamente dos tópicos a serem discutidos caso alguma distração aconteça.

No segundo caso a coisa muda. A pessoa está com medo, ela não sabe como falar em público e pior, não se preparou nada para a apresentação. Esse medo muitas vezes é derivado de sua ignorância. Nós temos medo daquilo que não conhecemos e se não treinamos nossas palavras e não sabemos o que dizer, obviamente ficaremos assustados. Só que começar a ler todo o trabalho ou os slides não é a solução.

A única solução é treinar antes. Você ensaia no espelho ou na sua mente até se sentir tranquilo. Depois de algumas horas, ensaia novamente. Tudo para que sua cabeça se acostume e que você não se esqueça de nada importante na apresentação. E é claro, na hora H, as palavras fluirão com facilidade. Você não precisará olhar no papel porque você sabe o que está escrito lá.

Onde há conhecimento não há medo.

Portanto, se quiser levar um papelzinho contendo um índice dos seus tópicos, pode levar. Mas deixe-o em seu bolso e utilize-o apenas se for totalmente necessário. Caso contrário, evite os papéis. Principalmente aqueles completos com os quais quem usa parece que está lendo o seu trabalho em vez de apresentar. Logo, descubra como falar em público e evite ler em público, mesmo porque ficar parado na frente de várias pessoas lendo um papel é ridículo ;)

 

Sobre o Autor

E se você não quiser passar vergonha, é preciso aprender a falar em publico. Sugiro que você leia alguns desses ótimos artigos sobre oratória como esse e visite o meu blog.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Comments are closed.