Fale Com o Público e Não Para Dentro!

Ver PDF | Ver Impressão
por: michaellesenfant Total leituras: 360 Nº de Palavras: 511 Data: Fri, 10 Dec 2010 Hora: 1:02 PM 0 comentários

 

Algumas pessoas tem o péssimo hábito de falarem para dentro. A voz sai baixa e o som é direcionado para baixo ou para os lados. Ocasionalmente o locutor nem percebe o que está fazendo porque quem está perto dele consegue ouvir bem, porém, aqueles que estão longe não conseguem ouvir nada porque o som está sendo mal direcionado.

 

Isso acontece quando a pessoa não sabe como falar em público, seja ele grande ou pequeno. Ela pode estar lendo algum papel e direciona o som para baixo, pede para a platéia olhar para algum lugar e direciona a voz para aquele lugar. Ou seja, basicamente é como se ela estivesse falando com ela mesmo e não com o público.

 

A melhor de maneira de saber se você está falando para dentro é simples: se ninguém estiver te ouvindo, provavelmente alguém te chamará a atenção e ficará óbvio que tem algo de errado com sua apresentação. Felizmente esse hábito negativo pode ser resolvido com alguns treinos, basta se policiar. É preciso tomar cuidado para sempre direcionar sua voz em direção ao público.

 

Por exemplo, se estiver mostrando alguns slides, mostre os slides para as pessoas mas não fique olhando diretamente para os slides, fique de lado, de frente para a platéia. Assim todos serão capazes de entender o que você está dizendo e não ficarão com a ridícula impressão de que você está conversando com os slides e não com o público.

 

O segredo, se é que pode-se dizer isto, é falar com as pessoas. Não consigo mesmo, não com as paredes e muito menos com os slides. Mantenha sua voz direcionada para o público e não se esqueça de que você está fazendo uma apresentação e não pensando em voz alta.

 

Tudo bem que no começo pode ser meio difícil fazer isto mas com o tempo e com um pouquinho de prática, a situação melhora muito, todos começam a te ouvir melhor, você começa a ficar mais confiante e por aí vai. 

 

Para terminar, sempre que alguém estiver te olhando com um olhar de "não estou entendendo nada", lembre-se: 

 

"Fale Com o Público e Não Para Dentro!"


 

Sobre o Autor

Além disso, você pode saber como falar bem em publico, ler artigos sobre oratoria ou então visitar o meu blog sobre falar em publico.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Comments are closed.