O Poder da Repetição ao Falar em Público

Ver PDF | Ver Impressão
por: michaellesenfant Total leituras: 415 Nº de Palavras: 447 Data: Fri, 10 Dec 2010 Hora: 1:12 PM 0 comentários

 

Se você vai fazer uma apresentação pública importante, seja para um trabalho de escola ou um grande comício político, é preciso saber antes o que você irá falar. Não adianta chegar lá, dizer oi e começar a contar piadas. Isso quase nunca funciona e normalmente custa o seu trabalho todo. Às vezes, até o seu emprego.

Porém, aprender a falar em público sozinho na sua casa e interagir com várias pessoas, são situações totalmente diferentes. No conforto do seu lar, parece ser até fácil falar com um público de milhões de pessoas, mas na hora da apresentação, surge o medo e fica tudo mais difícil. Logo, será que devemos ignorar os treinos já que na vida real a coisa é diferente?

Com certeza não.

Os treinos, ensaios e coisa do tipo são importantes por causa do poder da repetição. Você ensaia e ensaia até que uma hora, as palavras saem de sua boca naturalmente e sem dificuldade, sem ansiedade. E mesmo quando alguma coisa acontece, você treinou tanto o seu material que não tem problema nenhum em resolvê-los imediatamente. Fica até fácil dependendo da habilidade da pessoa.

Lembre-se que a ignorância faz com que as coisas fiquem muito, mas muito, mas muito mais difíceis mesmo.

Sem um ensaio imaginário, as apresentações reais ficarão ainda mais difíceis. Tudo bem que as barreiras continuarão lá sim, mas elas estarão menores. E mais importante, você estará mais preparado ao pular sobre os obstáculos inesperados que podem aparecer.

Sendo assim, apesar das coisas serem diferentes nos treinos e na vida real, não seja arrogante e não ignore o poder da repetição, o poder dos ensaios. Então, treine em sua cabeça, com os seus amigos, na frente de um poster de alguém que você admira, tanto faz. Apenas ensaie e treine. Você perceberá que, mesmo sem saber direito como falar em público, as coisas ficarão um pouco mais fáceis depois.

Boa apresentação!

 

Sobre o Autor

Agora é hora de aprender. Saiba como falar bem em publico, leia alguns artigos sobre o assunto e finalmente, conheça o meu blog sobre oratória.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment