Porque consumir alimentos orgânicos?

Ver PDF | Ver Impressão
por: sandrabaroni Total leituras: 805 Nº de Palavras: 559 Data: Fri, 30 Apr 2010 Hora: 8:01 PM 0 comentários

Ter uma fazenda orgânica não é uma tarefa fácil. Até que os produtos orgânicos cheguem a sua mesa, existe todo um trabalho que é desenvolvido desde a recuperação da terra, que outrora fora utilizada para o plantio convencional de culturas, o preparo da terra recuperada, com adubos orgânicos, um estudo das pragas e predadores naturais, que deverão ser inseridos nas plantações para controlá-las, os espaços de criação de animais, ao ar livre, com limpeza, o controle de animais doentes através de produtos e ervas naturais, e por aí vai. 

Para um agricultor conseguir o selo de que produz produtos orgânicos leva um tempo considerável. Mas o resultado vale a pena: produtos da mais altíssima qualidade, livre de agrotóxicos e pesticidas, com muito mais sabor, vitaminas e minerais, do tamanho de alimentos comuns, e não inchados de água graças a hormônios de crescimento, e principalmente, que trarão muito mais saúde a você e sua família.

Os benefícios da produção e consumo dos alimentos orgânicos não resume-se apenas a ter mais saúde, comer alimentos mais saborosos ou não ingerir junto com eles os pesticidas e agrotóxicos usados em seu cultivo, vai muito mais além disso.

Os benefícios para o planeta são inúmeros: começando pela recuperação de uma terra que antes estava poluída de agrotóxicos, cheia de pesticidas e adubos tóxicos. Essa terra é recuperada e com isso acaba a poluição de lençóis de água e rios próximos, o que, por sua vez, pára de matar os animais que dependiam dessa água para sobreviver. E são esses mesmos animais, principalmente os pássaros, que irão ajudar o agricultor a controlar as pragas das plantações, pois são predadores naturais dessas pragas. E não precisando mais usar pesticidas, os próprios agricultores e funcionários da fazenda estarão livres de contaminações por agrotóxicos utilizados no cultivo, produzindo assim alimentos mais saudáveis e sem nenhuma toxina que faça mal ao nosso organismo, evitando contaminações a curto e doenças a longo prazos. É um ciclo. Por isso devemos pensar seriamente em começar a consumir mais alimentos orgãnicos, não apenas para incentivar cada vez mais a produção desse tipo de alimento e assim conseguir baixar os preços para o consumidor final, que são um pouco elevados em consideração aos alimentos comuns, mas também para garantir alimentos de qualidade, sabor inigualável e muito mais nutritivos à nossa mesa.

Sobre o Autor

Para saber mais sobre alimentos orgânicos visite o blog Alimentação Saudável onde Sandra Baroni publica textos muitos interessantes sobre alimentos saudáveis, alimentos funcionais e orgânicos e vitaminas e minerais, onde pode obter gratuitamente um ebook que lhe revela os segredos de uma Alimentação Saudável.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment