A Herança da VARIG Para o Mercado Aéreo Brasileiro

Ver PDF | Ver Impressão
por: alfredm Total leituras: 86 Nº de Palavras: 2516 Data: Fri, 14 Jun 2013 Hora: 2:49 PM 0 comentários

A história da viação brasileira foi, definitivamente, marcante e emocionante, visto de um patamar elevado. Interessante é descobrir como tudo começou e como uma pequena companhia aérea, que trabalhava com transporte através de hidroaviões (1927), chegou a se tornar uma mega-companhia área, ao ponto de ser considerada uma das melhores do mundo. A VARIG (Viação Aérea do Rio Grande do Sul) foi a primeira empresa a operar e realizar o transporte de passageiros no Brasil. Poucos sabem, mas a gigantesca empresa que foi a melhor e maior do Brasil começou a partir de um pequeno hidroavião que mal cabiam alguns poucos passageiros.

Depois da aquisição do primeiro avião com trem de pouso em 1932 e do inicio de operações no aeroporto internacional Salgado Filho concreto estava o incrível sucesso dessa companhia. A VARIG foi importante para alavancar a idéia do transporte aéreo no país. Antes dela, quase não havia especulações sobre o assunto e o surgimento de uma empresa desse meio de transporte naqueles tempos era totalmente remota. Para uma empresa que se tornou padrão de qualidade internacional, oferecendo um requintado serviço de bordo em todas as três classes que operava, a VARIG tem muita história para contar.

Essa companhia esteve mesmo sempre à frente no mercado aéreo brasileiro, sendo a primeira a implantar também os aviões a jato à sua incrível frota de super aviões, isso já no ano de 1959. A VARIG sempre esteve à par das mais novas tecnologias, sempre provendo um serviço de grande qualidade.

Por trás do incrível sucesso dessa companhia, incríveis figuras estavam presentes para direcionar o progresso da companhia. Desde quando fundada em 1927 pelo alemão Otto Ernst Meyer, passaram pela presidência os mais bem formados e preparados profissionais, os mais qualificados para ocupar o cargo e dirigir uma companhia desse porte sem abrir mão da qualidade dos serviços e evolução tecnológica. Por esse cargo passaram grandes visionários que garantiram o futuro da empresa. Dentre os nomes mais conhecidos, estão alguns como Ruben Berta (1941-1966), Hélio Smidt (1980-1990), Marcelo Bottini (que em 2007 deu início ao processo de venda durante a fase de recuperação judicial da empresa) e Guilherme Laager (Facebook Oficial).

O desaparecimento da VARIG do mercado de linhas aéreas brasileiro com certeza deixou uma grande lacuna a ser preenchida pelas novas empresas do setor. Com o aparecimento de novas modalidades de passagens aéreas mais baratas no modelo low cost, essas empresas conquistaram com certa facilidade o mercado brasileiro, retirando assim um setor que estava afundando da crise por conta dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2011.

Provavelmente não teremos outra grande como a VARIG, mas as atuais opções são diversas e suficientes para atender qualquer necessidade e possuem preços para todos os bolsos.

 

Sobre o Autor

Guilherme Laager, executivo de sucesso, ex-presidente da Varig (Facebook Oficial).




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment