CIDADE DE PORTO DE MÓS

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 268 Nº de Palavras: 310 Data: Tue, 22 Jun 2010 Hora: 9:50 AM 0 comentários

A vila de Porto de Mós é dominada pelo castelo situado no cimo de um morro, conquistado aos mouros pelo rei Dom Afonso Henriques em 1148 e sucessivamente reconstruído ao longo dos séculos até alcançar, no século XV, a actual forma palaciana, com dois torreões encimados por cones revestidos de cerâmica verde e uma bela loggia trabalhada. O nome e a história de Porto de Mós (Portus de Molis), nasceu há mais de 2000 anos ao tempo em que o rio Lena era navegável e as jangadas romanas aqui embarcavam as pedras de mós, talhadas na Pedreira do Figueiredo e, mais tarde, o ferro das minas de Alqueidão da Serra. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Em Porto de Mós a actividade artesanal está intimamente ligada à riqueza natural. A cestaria em junco, a olaria, a tecelagem manual, trabalhos em madeira, raízes, pedra, cortiça, em vidro, cerâmica (azulejo, porcelana, etc), são ainda hoje actividades características deste concelho. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Porto de Mós.

Património

Em Porto de Mós pode visitar-se o Castelo de Porto de Mós, Pelourinho de Porto de Mós, Campo Militar de S. Jorge, Cruzeiro de Porto de Mós, Grutas, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Os moinhos de vento, Casa da Olaria, Forca, Estrada Romana, Arco da Memória, Padrão de Alqueidão da Serra/ Cruzeiro da Independência, Miradouro Jurássico. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

Informações Gerais: info@guimaweb.pt
Suporte Técnico: suporte@guimaweb.pt
Financeiro: contabilidade@guimaweb.pt
Marketing / Publicidade: comercial@guimaweb.pt

Porto de Mós história da cidade turismo de Porto de Mós  Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment