CIDADE DE SANTO TIRSO

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 144 Nº de Palavras: 324 Data: Thu, 17 Jun 2010 Hora: 6:16 AM 0 comentários

Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Ave, com cerca de 14 000 habitantes. No mosteiro fundado por D. Unisco Godiniz no ano de 978, na sua Vila de Moreira de Riba d’Ave, está a origem do actual concelho de Santo Tirso. O couto do mosteiro de Santo Tirso, foi instituído em 1097 pelo conde D. Henrique, o qual o doou a Soeiro Mendes da Maia. No ano seguinte o couto foi novamente doado, desta vez ao mosteiro beneditino, cujo abade era D. Gaudemiro. Ao mosteiro pertenceram as terras do couto até ao séc. XIX, quando por decreto de António José Aguiar se deu a expropriação dos bens das ordens religiosas. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

O concelho de Santo Tirso possui uma paisagem deslumbrante, cada lugar parece um jardim ou uma janela aberta para a verde paisagem do Minho. Além da sua natureza, esta região também tem um grande património histórico e cultural. A sua gastronomia e doçaria também têm grande importância na região, tendo como destaque os pastéis jesuítas, limonetes, bolachas conventuais de Santa Escolástica, o licor de Singeverga e a produção de vinho verde. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Santo Tirso.

Património

A cidade de Santo Tirso tem grande património cultural sendo parte dele a Igreja e Mosteiro de Vilarinho, Loggia Quinhentista, Castro Monte Padrão, Mosteiro Nossa Senhora da Assunção, Parque D. Maria ll, Termas das Caldas da Saúde entre outros. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

Informações Gerais: info@guimaweb.pt
Suporte Técnico: suporte@guimaweb.pt
Financeiro: contabilidade@guimaweb.pt
Marketing / Publicidade: comercial@guimaweb.pt

Santo Tirso história da cidade turismo de Santo Tirso Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment