Cidade de Vila Nova de Paiva

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 223 Nº de Palavras: 302 Data: Thu, 1 Jul 2010 Hora: 9:01 AM 0 comentários

Situado numa região planáltica a sul da Serra da Nave e atravessado pelos rios Paiva e Côvo, o concelho de Vila Nova de Paiva oferece ao visitante uma paisagem sempre verde, quer nas zonas montanhosas densamente arborizadas, quer nos vales que acompanham os cursos fluviais. A primitiva ocupação humana de Vila Nova de Paiva é sete vezes milenar. Datam dessa era cerca de uma centena de túmulos monumentais – as antas ou dólmenes –, localmente conhecidas por orcas, que integram a tipologia de edifícios funerários comuns à fachada atlântica da Europa designados por megálitos. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Beira, Viseu, Sátão, Castro Daire e Tarouca. Mais de 80 por cento do Município estende-se por platitudes acima dos 800 metros, atingindo 1016 metros onde Touro confina à Serra da Nave. Paisagem granítica, ponteada de litologias xistenses, principalmente em Queiriga, é dominada por uma orografia que acusa erosão. O vigor da invernia contrasta com o Estio moderado a quente – ‘nove meses de Inverno e três de Inferno’, resume o aforismo. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Vila Nova de Paiva.

Património

Em Vila Nova de Paiva pode visitar.se a Igreja Matriz, Anta de Pendilhe, Castro de Vila Cova à Coelheira, Necrópole da Capela de S. Martinho, Casa de Sinagoga, Orca de Juncais, Orca do Vale do Poço, Ponte Romana, Santuário de Na. Sra. da Paz, Moinhos de Água, Capela de Santo António. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Vila Nova de Paiva história da cidade turismo de Vila Nova de Paiva Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment