Cidade do cartaxo

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 229 Nº de Palavras: 372 Data: Fri, 2 Jul 2010 Hora: 3:44 AM 0 comentários

O Cartaxo é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém.Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na subregião estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; até aí fazia parte da antiga região de Lisboa e Vale do Tejo. O Cartaxo já existia antes da fundação da nacionalidade portuguesa. Foi uma das muitas povoações vítimas das lutas entre muçulmanos e os cristãos hispano-godos, principalmente por estar próximo de Santarém, pois a posse desta praça foi por largo tempo disputada por cristãos e mouros. Quando em 1093 Afonso VI, rei de Leão e Castela, veio atacar e tomar Santarém, não só arruinou as muralhas desta antiga cidade, como arrasou grande número de povoações circunvizinhas. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

O concelho, de geografia ligeiramente acidentada, é caracterizado pela paisagem verdejante salpicada de pequenas aldeias e campos de cultivo, nomeadamente as vinhas que produzem os afamados vinhos do Cartaxo. A sede do concelho é uma povoação antiga, cujo primeiro foral data de 1312 e que se orgulha do seu valioso cruzeiro manuelino, classificado como monumento nacional, da curiosa Torre do Relógio e de dois interessantes núcleos museológicos: o Museu Rural da Vinha e do Vinho e o Museu das Miniaturas, com uma colecção de peças artesanais. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Cartaxo.

Património

No Cartaxo pode visitar-se a Igreja Matriz de Cartaxo, Cruzeiro do Senhor dos Aflitos, Monumento alusivo à Batalha de Ourique, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, Poço de S. Bartolomeu, Ponte D. Amélia, Aldeia da Palhota, Igreja Matriz da Lapa, Praça de Touros, Capela de N. Srª do Desterro, Monumento a Marcelino Mesquita. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Cartaxo  história da cidade turismo de Cartaxo Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment