Guimarães

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como “O Berço da Nação Portuguesa”. Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

O sector secundário revela-se, em Guimarães, como a actividade económica dominante, em que 70% das empresas representam a indústria têxtil. A indústria metalúrgica também está aqui representada, assim como as cutelarias, cujas marcas portuguesas mais conceituadas do sector estão sedeadas no concelho. A indústria de curtumes que foi a actividade pioneira, no século XIX, mantém-se viva, ainda, em algumas empresas. Na última década, o sector terciário registou um forte desenvolvimento. Foram criados muitos Gabinetes de consultoria de apoio às empresas, alargou-se a actividade bancária, cresceu a rede escolar, desenvolveu-se muito o Turismo. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Guimarães.

Património

Guimarães é uma cidade rica e com lugares maravilhosos para serem visitados como é o caso do Castelo de Guimarães, Capela de S. Miguel, Paço dos Duques de Bragança, Muralhas de Guimarães, Igreja Nassa Senhora de Oliveira, padrão do Salado, Antigos Paços do Concelho, Cruzeiro Nossa Senhora de Guia, Museu Alberto Sampaio, Museu Arqueológico Martins Sarmento, Museu da Cultura Castreja, Museu da Agricultura de Fermentões, Museu da Vila de S. Torcato, Sala Museu José Guimarães entre muitos outros locais fascinantes. Saiba mais sobre o Património da cidade.



Sobre o Autor

Informações Gerais: info@guimaweb.pt
Suporte Técnico: suporte@guimaweb.pt
Financeiro: contabilidade@guimaweb.pt
Marketing / Publicidade: comercial@guimaweb.pt

Guimarães história da cidade   turismo de Guimarães Património da cidade