Cidade de Ribeira de Pena

Ribeira de Pena situa-se na Região Norte de Portugal e sub-região do Tâmega. É limitado a norte pelo concelho de Boticas, a sul pelo de Vila Real e Mondim de Basto, a oeste pelo de Cabeceiras de Basto e a este pelo de Vila Pouca de Aguiar. O povoamento inicial era pouco significativo, não ultrapassando a sedentarização de pequenos grupos de carácter familiar, que se terão fixado apenas com o objectivo de encontrarem alimentos e abrigo. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Numa zona de transição entre a paisagem acidentada e agreste de Trás-os-Montes e o verdejante Minho, o concelho de Ribeira de Pena, atravessado pelas águas tranquilas do rio Tâmega, possui características únicas e oferece também ao visitante o sabor inconfundível do vinho verde da região. Não menos rico é o património erguido pelo Homem desde tempos remotos, com abundantes testemunhos pré-históricos como as gravuras rupestres de Lamelas, os vários dólmenes e antas e ruínas de povoados fortificados (como o de Monte do Cabriz, na freguesia de Cerva), entre muitos outros vestígios. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Ribeira de Pena.

Património

Em Ribeira de Pena pode visitar-se as Gravuras Rupestres de Lamelas, Igreja Matriz do Divino Salvador, Solar de Santa Marinha, Cultura Romana, Capela da Nossa Senhora da Guia, O Pelourinho de Cerva, Casa de Senra de Cima, Ponte Pênsil, Cruzeiro da Independência,Cruzeiro de Formoselos, Igreja Matriz de Santa Marinha, Capela da Granja Velha, Igreja Matriz de S. Pedro, Manifestações Megalíticas. Saiba mais sobre o Património da cidade.



Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Ribeira de Pena história da cidade turismo de Ribeira de Pena  Património da cidade