Trabalhar em Cruzeiros – Guia Completo

Salários altos, festas, saudades da família e muito trabalho. Esta é a rotina de quem embarca em busca de ganhar dinheiro trabalhando em alto mar a bordo de um navio de cruzeiro. A procura por profissionais dispostos a encarar de 6 meses a 1 ano de trabalho duro em navios de cruzeiros é grande por parte das agências que capacitam este tipo de profissional.

Diversas pessoas encaram o desafio de trabalhar em cruzeiros para ganhar dinheiro e ainda viajar pelo mundo todo sem gastar nada. Na teoria a ideia é excelente, mas nem tudo é um mar de rosas.

Muita gente quando procura uma empresa de recrutamento e seleção tem dúvidas sobre o trabalho a bordo, a descrição do trabalho, como os salários que são pagos, etc. Vamos responder em baixo a algumas das perguntas que muitos gostariam de ver respondidas e esclarecidas.

Que idioma é essencial para trabalhar a bordo?

Todas as companhias possuem o inglês como idioma oficial, visto que um navio de cruzeiro pode ter até 30 nacionalidades diferentes trabalhando a bordo. Já imaginou ter que conversar em tagalo com um filipino ou hindú com um indiano? Algumas companhias possuem preferência por mais de 1 de idioma, como o caso da Iberojet e da Costa Cruzeiros, que possuem preferência por candidatos com o idioma espanhol e italiano respectivamente.

Caso seja aprovado numa agência de recrutamento, qual o passo seguinte?

Se aprovado, será encaminhado para um curso de vida à bordo, geralmente ministrado por ex-tripulantes. Apesar de assustar algumas pessoas no começo, este curso é importante, pois transmite a realidade do trabalho num navio de cruzeiro. Passado este treino, vai ser encaminhado para a entrevista com representantes da companhia. Cada companhia possui o seu método de entrevista e as suas etapas. Estas informações serão fornecidas pela agência de recrutamento.

Passado a entrevista qual o próximo passo?

Exames médicos e STCW (que explicarei a seguir). Os exames médicos variam de companhia para companhia, mas em geral os exames são os seguintes: Hemograma completo, Exames de urina e fezes completo, TGP e TGO para identificar hepatite, Teste de Mantoux (PPD) para identificar tuberculose, Raio-x de pulmão, Cultura de garganta (Orofaringe), Anti-doping completo. Este exame detecta qualquer substância, e é realizado por todas as companhias de cruzeiro.

Algumas companhias realizam o exame antes do embarque e outras depois de embarcado. Durante o contrato os tripulantes realizam este exame periodicamente. Caso seja identificado substância proibida no organismo do tripulante este é automaticamente desembarcado, e se for encontrado drogas ilíctas com o tripulante, este é colocado à disposição do país onde o navio está atracado. Em alguns países a posse de estupefacientes é pena de morte, a exemplo do que ocorre na Indonésia e Marrocos. Pense bem!

Qual a validade dos meus exames? Eles são aceitos em outra companhia?

Em geral 1 ano, mas em alguns casos eles podem valer por 2 anos. Como cada companhia possui a sua lista de exames o exame de uma não vale para outra.

O que é STCW?

STCW é a sigla em português para Treino de Vida a Bordo. Foi criado em 1978 e reorganizado em 1995. Todos os tripulantes de navio de cruzeiro são obrigados a realizar este curso a cada 60 meses (5 anos). Nele pode aprender técnicas de sobrevivência em caso de desastres, combate a incêndio, primeiros-socorros e relacionamento inter-pessoal. Poderá ainda incluir prova prática de combate a incêndio e simulação de sobrevivência em mar aberto.

Onde vou embarcar?

Depende de onde o navio está no dia do seu embarque. Em geral os embarques são realizados nos Estados Unidos ou em algum país da Europa, quando no meio do ano. Quando no final do ano, pode ser que embarque no Brasil ou EUA.

O que é visto C1D?

É um visto emitido pelo Consulado dos Estados Unidos para tripulantes de navios de cruzeiro. Caso o seu navio tenha o território americano como ponto de paragem, este visto torna-se obrigatório. Na realidade este visto são dois, pois o C1 é um visto de trânsito, que assegura ao tripulante de navio permanecer 72 horas em solo americano sem a necessidade de visto de turismo e o visto D é o visto destinado a marinheiros e tripulantes de navios. Informações sobre este visto são passados pela companhia antecipadamente.

Tenho que pagar a minha passagem aérea?

Varia de companhia, pois cada uma possui a sua política de contratação. Existem as seguintes situações:

   1. Companhias que pagam a passagem de ida e descontam a passagem no salário, e não pagam a volta, que fica por conta do tripulante.
   2. Companhias que não pagam a ida, mas pagam a volta.
   3. Companhias que pagam a ida, sem descontos e não pagam a volta.
   4. Companhias que pagam a ida e a volta sem descontos.
   5. Companhias que não pagam nada. Fica tudo às custas do tripulante.

Vou saber qual a minha rota?

Em alguns casos sim. Quando a companhia o contacta passando informações sobre a sua data de embarque, passagem e contrato, elas informam quais destinos o navio vai estar durante o seu contrato. Já informações sobre quanto tempo o navio vai ficar atracado em cada cidade são fornecidas em locais espalhados na área de tripulantes durante o cruzeiro.

O que é crew, staff e oficial?

Crew é todo o tripulante que trabalha nos bares, restaurantes e departamento de housekeeping do navio. Em geral os crews possuem os melhores salários, mas também possuem a maior carga horária de trabalho.

Staff são as pessoas que trabalham nos free-shops, casinos, recepção, excursão, entretenimento e lojas de fotografia. Em geral ganham bem menos que os crews, exceto os funcionários de free-shop e fotografia que ganham comissão sobre vendas. Em geral dormem em cabines melhores que as dos crews e possuem refeitório separados. Em algumas funções, os staffs usam roupa branca, como por exemplo o pessoal de recepção.

Oficial é todo tripulante que comanda os sinais vitais do navio, como comandante, segundo-comandante, engenheiros, pessoal de manutenção, administração, segurança e recursos humanos. Usam roupa branca e as listas verticais nos ombros indicam qual o grau de importância possuem no navio. Os oficiais ganham salário fixo, dormem em cabines privativas e possuem refeitórios e camareiros próprios. As companhias geralmente contratam ex-oficiais da marinha e pessoas com cursos e muita experiência na função.

Posso fazer carreira a bordo de um navio?

Sim, pode. Para isso basta destacar-se na sua função e ser bem avaliado pelos seus superiores. Geralmente as promoções acontecem depois do primeiro contrato. Existem casos de tripulantes que chegaram a cargos de gestão em apenas 3 contratos. Depende onde quer chegar. As companhias gostam de pessoas que façam carreira a bordo dos navios, pois com isso minimizam custos de treino e contratação de novos tripulantes.

Posso mudar de departamento e função?

Pode, mas isso raramente acontece para tripulantes de primeiro contrato. Para se mudar de departamento, precisa esperar a abertura de uma vaga no departamento do seu interesse e candidatar-se à vaga. Uma entrevista vai ser realizada consigo e a bordo, e se aprovado a sua mudança é garantida.

Como é a rotina de trabalho em um cruzeiro?

A rotina de trabalho é bastante puxada já que não há um dia de folga por completo. Há lacunas no período de trabalho, por exemplo: um empregado de quarto vai trabalhar das 7:00 as 13:00 e só volta entre as 19:00 e as 23:00. Este é o tempo que se tem para dormir e descontrair um pouco com a tripulação.

Que tipo de lazer há a bordo para tripulantes?

Os cruzeiros investem em festas para que os tripulantes possam se divertir um pouco, conhecer e interagir melhor com a equipa de bordo. Essa iniciativa é para motivar os funcionários pois a desistência é grande devido a saudades da família, cansaço, sentimentos que afloram enquanto se encontra completamente isolado da sua rotina. Outro detalhe, não é permitido ao funcionário passear pelas áreas comuns do navio por onde circulam os passageiros, exceto, claro, garçons e animadores. Mas é possível, em período de folga, quando o navio estiver ancorado, dar um passeio pela cidade, conhecer, fazer compras, fotos, etc.

Quanto é o salário médio?

Aqueles que recebem gratificações dos passageiros (garçons, barmans, camareiras, etc) ganham em média entre U$1500 e U$4000 por mês com as gorjetas já incluídas. Os que não recebem gratificações (técnicos, navegadores e escritório) recebem entre U$350 e U$500 por semana. Os gastos são praticamente zero, pois as companhias fornecem uniformes, alimentação e acomodação (em geral 2 a 4 tripulantes por cabine). O atendimento médico é gratuito. O seu empregador irá pagar pelo seu seguro saúde. O acesso a internet é caro a bordo, também há freeshops e bar da tripulação.

Quais as vagas oferecidas e como obter mais informações?

Num cruzeiro também há procura por outros profissionais como massagistas, personal trainers, vendedores, recepcionistas, animadores, esteticistas, médicos, entre outros, nesses casos o inglês fluente é imprescindível.

Posso sair do navio?

Pode, mas não poderá conhecer tudo na velocidade que gostaria. Isso vai depender da sua escala de trabalho no dia que o navio está parado. Em geral os crews possuem de 2 a 6 horas de folga em terra.

O que é de responsabilidade da companhia quando estou embarcado?

A companhia é responsável pela sua acomodação, alimentação, uniforme, e assistência médica, sem gerar custos finais ao tripulante. Despesas pessoais (alimentação em terra, compras, ligações, etc) são a cargo do tripulante.

Posso usar o telefone e a internet a bordo para comunicar com a família?

Pode. As companhias possuem este serviço a bordo para os tripulantes, mas é cobrado, pois os telefones e internet do navio funcionam via satélite e o seu custo é elevado, sendo recomendado o uso somente em casos excepcionais. Caso queira comunicar com alguém em terra, espere o navio parar em algum porto.

Quantos dias da semana irei trabalhar? Como vou receber o meu salário? Vou ter que pagar impostos?

Os 7 dias da semana são dias de trabalho num navio. Os navios trabalham com time-off. Days-off são dadas em raras ocasiões, como em casos de assistência médica ou quando um superior achou excelente o desempenho do tripulante na sua função. Em geral um tripulante que trabalha de manhã e à noite, folga a tarde por exemplo. Deverá receber o seu salário em dinheiro, livre de impostos, pois trabalha em águas internacionais. O dia de pagamento dos tripulantes varia de companhia para companhia.

Tenho direito a tratamento médico a bordo?

Sim. No ato da contratação a companhia é automaticamente obrigada a prestar toda a assistência médica ao tripulante a bordo, sem custos. Caso seja necessário, a companhia desembarca o tripulante e cobre todas as despesas médico-hospitalares. Em alguns casos a companhia envia o tripulante ao país de origem para que o tratamento seja realizado e paga todas as despesas de deslocamento e tratamento.

Quando vou desembarcar? Quando vou saber do meu reembarque?

No dia do seu embarque você é comunicado sobre o dia que o contrato vai terminar. Quando o seu contrato termina, caso queira realizar mais um contrato a bordo, a companhia fornece-lhe o dia que você vai ter que se apresentar novamente.

Quanto tempo fico em terra de férias?

Em geral o tempo de férias é de 2 meses.

Onde me posso candidatar?

Há muitas agências que oferecem workshop gratuitos sobre a vida a bordo e também capacitação profissional para a hotelaria marítima. Em Portugal poderá contactar a empresa Cotandre, Lda (http://www.cotandre.pt). Na Internet poderá consultar os sites das companhias que pretende candidatar-se.

    * Royal Caribbean
    * Costa Cruzeiros
    * MSC Cruzeiros
    * Norwegian Cruise Line
    * Carnival

Poderá ainda consultar os excelentes artigos do site Cruise Ship Jobs em http://www.cruiselinesjobs.com.

Bom trabalho!



Sobre o Autor

Nuno Ribeiro escreve no Blog dos Cruzeiros sobre o maravilhoso mundo dos grandes cruzeiros. Aqui poderá encontrar notícias, opiniões, fotos, companhias, navios e muito mais.

 

 cruzeiros trabalhar em cruzeiros