ArtigoPT - Diretório de Artigos em Português

A História do Skate

Como acontece com muitas outras coisas, o surgimento do skate ainda é algo difícil de datar e os seus contornos não são realmente conhecidos.

Contudo,é geralmente aceite que o skate surgiu no início da década de 60, algures na região de Los Angeles. Rezam as crónicas que um grupo de surfistas californianos, fartos da falta de ondas, resolveram levar o surf até às ruas. 

Essa nova forma de surfar foi batizada de sidewalk surf. Não foram necessários muitos anos, até que esta nova modalidade começasse a ganhar adeptos. Os primeiros registos de campeonatos de sidewalk surf datam de 1965.

Mas o verdadeiro skate apenas se tornaria realidade já depois de 1970, quando o americano Frank Nasworthy introduziu as rodas de poliuretano, nas anteriormente pesadas tábuas de sidewalk surf. Após esta inovação, um skate passou a pesar por volta de 2,5 kg e tornou-se muito mais prático, permitindo uma maior liberdade de movimentos.

Em 1975, notabilizaram-se os famosos Z-Boys, um grupo de amigos de Venice, na Califórnia. Ao introduzirem manobras de surf no skate, os Z-Boys fizeram com que este novo desporto se tornasse mais excitante e apetecível.

Os Z-Boys formaram depois a Zephyr Team que durante muitos anos dominou os campeonatos de skate nos Estados Unidos. Até ao surgimento da Zephyr Team estes campeonatos eram dominados por jovens da classe alta, enquanto que Z-Boys tinham todos origens humildes.

No final da década de 70, um skater chamado Alan Gelfand inventou uma manobra chamada  Ollie-Air. Esta tornaria-se a base de todas as manobras e para muitos, este foi o momento de viragem no mundo do skate. O Ollie-Air permite ultrapasssar obstáculos situados a um nível mais elevado.

Na mesma altura, Tom "Wally" Inouye criou o "wallride", que significa literalmente andar na parede. Tom e os amigos invadiam piscinas vazias e tentavam andar com o skate pela parede. Tom foi o primeiro a consegui-lo, facto que lhe valeu a alcunha de "Wally",

O skate da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento das primeiras grandes estrelas. Um nomes nomes grandes dessa altura, que ainda hoje marca o imaginário dos apaixonados pelo skate, foi Rodney Mullen.

Mullen criou uma imensidão de manobras, dando um enorme contributo para o desenvolvimento do skate enquanto desporto competitivo. Entre as manobras desenvolvidas por Mullen podemos citar: kickflip, darkslide, 50-50, underflip, nollieflip, reemo, 360 flip e muitas outras.

Rdoney Mullen conseguiu diversas vezes o título de campeão do mundo e foi um dos skaters mais influentes da história da modalidade.

Foi também nos anos 80 que Tony Hawk se começou a destacar. Hawk estabeleceu novos níveis de exigência na abordagem ao Half Pipe e tornou-se uma verdadeira lenda do skate. 

O skate continua em permanente evolução, pelo que anualmente surgem novos movimentos e novos campeões.

Na atualidade podemos considerar que o skate se divide em várias modalidades: Freestyle, Street e Vertical. Dentro da vertente vertical, podemos ainda distinguir: Half-Pipe, Big Air e Riding.

 

Hoje, o desporto do skate é muito mais do que um simples desporto e pode ser considerado uma forma de vida, existindo toda uma sub-cultura associada à sua prática.

 



Sobre o Autor

 

I play everysports, i love ride in bicycle, skate, snowboard, surf, kite, windsurf, longboard.