O que é treinamento motivacional

 

treinamento motivacionalO treinamento motivacional busca melhorar o desempenho profissional dos trabalhadores de uma empresa e para melhorar o ambiente de trabalho como um todo. É claro que o ser humano rende mais quando está motivado, seja por um salário justo com o trabalho efetuado seja com um ambiente tranqüilo de se trabalhar, colegas de equipe em sintonia e outros fatores.

Há quem condene esse tipo de treinamento motivacional por alegar que a interrupção do trabalho, por exemplo, para assistir uma palestra, quebra o ritmo da atividade que estava sendo feita. As vezes a pausa para esse momento é super apropriada para um cargo, mas para outro quebra a logística de um relatório, por exemplo.

Também há que não gosta desse tipo de intervenção por ser no meio do trabalho. “Eu estou trabalhando aí somos direcionados, no meio do expediente, para o auditório para uma palestra motivacional. Dou risada, fico leve e descontraído e depois tenho que voltar para minha mesa e continuar atendendo os mil telefonemas e preencher mil relatórios. Eu gostaria de ter esse momento no fim do expediente para aliviar o estresse do dia a dia e deixar os problemas dentro da empresa e não levá-lo para casa”, sugeriu o operador de telemarketing Bruno Aguiar, 24 anos.

Ao contrário dessas desvantagens apontadas o treinamento motivacional é visto com bons olhos pelos funcionários de diversas empresas, que gostam dessa quebra de protocolo. Refrescar a cabeça, distrair a mente, ou seja, ser motivado aumenta o nível de produção do trabalho, que ganha uma espécie de carga extra para agüentar chegar o fim do expediente.

Além da produção interna esses treinamentos também ajudam os funcionários a resolver questões fora do trabalho, como problemas de família por exemplo. Nas palestras e treinamentos motivacionais, geralmente são embasadas por profissionais como psicólogos, então a palavras ditas servem como terapia para resolver questões internas dos funcionários.

Para quem gosta dessas motivações também há uma ressalva pois por muitas vezes a empresa durante um ano inteiro só promove um ou dois treinamentos desse tipo e, pretende assim, garantir um ano inteiro de satisfação. As empresas devem apostar mais dessa vertente pois é uma necessidade para crescimento empresarial, funcionários motivados e felizes para realizar seus trabalhos.

 



Sobre o Autor

Empresária que gosta de garantir que os seus funcionários sempre se sintam motivados para terem qualidade de vida e garantir os melhores resultados para o negócio.