Tudo sobre Consultores Tributários

A consultoria tributária é o apoio prestado por profissionais de contabilidade aos seus clientes, visando auxiliá-los a tomar decisões financeiras, principalmente as que envolvem impostos – tributação. Em sua formação esses profissionais aprendem o que é necessário para desenvolver habilidades de interpretar e classificar a documentação empresarial, se tornando consultores tributários.  A sua atuação facilita a tomada de decisões por parte dos administradores e gestores.

O serviço de consultoria tributária deve ser feito em ocasiões comerciais especiais, mas não somente, pois a sua realização dentro de certo período garante que a empresa não tenha problemas inesperados, pois estará sempre verificando a sua saúde financeira e tributária.

O serviço não é apenas uma resolução de problemas, é também um meio de aperfeiçoar as atividades empresariais, descobrir possíveis falhas e formas de preveni-las. Conheça algumas atividades realizadas por consultores tributários:

• Planejamento tributário: um planejamento tributário é o que permite a racionalização da carga tributária, ou seja, dos impostos a serem pagos por uma empresa. Muitas vezes adotar um plano para não correr riscos com os impostos é um problema devido à falta de conhecimento por parte dos empresários de conceitos básicos de Direito Tributário, por exemplo. Contratar um profissional para auxiliar é uma maneira segura de evitar erros. que

• Reestruturação Societária: nesse caso os consultores não agem diretamente, mas auxiliando as partes envolvidas em um processo de reestruturação societária. Esses processos podem ser a fusão, cisão ou incorporação entre empresas, e precisam de cuidados técnicos em relação à divisão ou soma das cargas tributárias atribuídas às partes e do lucro.

• Estudo de Preços de Transferência: nesse caso se trata da ação do consultor visando, principalmente, processos de importação e exportação. Estamos em um mundo onde está cada vez mais fácil para empresas se globalizarem, ou pelo menos marcar presença em alguns países além do Brasil, no entanto as transações financeiras e suas diferentes taxas e critérios podem ser dores de cabeça.

•Revisão de preços e procedimentos: se trata de um trabalho de revisão de procedimentos específicos adotados pelas empresas para arrecadar seus tributos, ou seja, uma revisão do que entra na empresa, enquanto os outros processos classificam principalmente o que sai da empresa.

 

Para maiores informações de serviços acesse o nosso site: http://www.fradema.com.br/



Sobre o Autor

Fundada em 1988 Fradema Consultores Tributários, reconhecida como uma das maiores e mais tradicionais empresa de consultoria do País. Tradição que se revela na solidez de sua estrutura corporativa e composta por um corpo técnico de cerca de duzentos integrantes, com escritórios na Bahia, Brasília, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Aos quais se soma a uma rede de representantes em todo Brasil.
http://www.fradema.com.br