Um pouco mais sobre a invenção das versáteis persianas

Ver PDF | Ver Impressão
por: prof.augustonogueira Total leituras: 228 Nº de Palavras: 629 Data: Thu, 22 Dec 2011 Hora: 8:21 AM 0 comentários

A persiana, muito popular nos dias de hoje por sua graciosidade e praticidade froi inventada pelo engenheiro Pierre Le Fou, na época com 20 anos de idade, no ano de 1824. Acontece que Pierre criou a persiana no momento em que estava estudando algum método para conter o movimento da água num singelo córrego nas terras de seu pai.

Foi após estudar e testar muitos métodos sem resultados satisfatórios que Pierre concluiu que algumas toras de madeira atravessadas de uma margem à outra do riacho poderiam reduzir o fluxo das águas, contudo esse fluxo deveria ser regulável conforme a necessidade do momento. Foi então que ele imaginou que isso teria condições de ser fabricado com o movimento das toras de madeira, que iriam abrir e fechar as represas controlando a vazão de água do riacho.

Ele logo chegou em sua moradia com tal idéia fixa na cabeça e preparou uma maquete feita em algodão engomado com cordoamento com o objetivo de simular o movimento das lâminas afim de regular o fluxo das águas.

Foi então que, após produzida a maquete e engomadas as lâminas de algodão, sua adorável esposa colocou-a pendurada em uma janela com o objetivo de secar a goma. No entanto, ao movimentar as lâminas da maquete observou que a luminosidade do ambiente teria condições de ser controlada, assim como Pierre suspeitava fazer com as águas do singelo córrego. Foi assim que Pierre e sua esposa conseguiram inventar uma nova modalidade de cortina que batizaram de persiana homenageando o apelido de criança de Pierre, que era Persi.

No mercado atual há variados tipos de persianas em diversos materiais e colorações, nas formas horizontal e vertical o qual são de fácil limpeza, ótima praticidade e durabilidade, além de possibilitar o controle da luminosidade nos ambientes.

A persiana de PVC é ideal para ambientes com bastante poeira ou gordura, pois tem material anti-alérgico, grande facilidade de limpeza e manutenção, fora a interessante resistência à impactos, luz solar e à abrasão.

Já as persianas de bambu ou de madeira são mais indicadas para ambientes rústicos e para os ambientes mais sutis e/ou românticos recomenda-se a utilização de persiana romanda (de recolhimento em dobras).

Agradáveis e versáteis. As persianas verticais dão um charme especial a qualquer ambiente residencial ou comercial. Já que atendem aos mais diversos gêneros de decoração. Atualmente encontram-se coleções exclusivas com uma ampla gama de modelos de tecidos e lâminas em pvc.

Resumindo, Encontram-se, atualmente no mercado, diversos exemplares de persiana, visando atenderem aos mais exigentes clientes e suas particulares necessidades. Em lugares quentes, como o Rio de Janeiro por exemplo, é comum a utilização desse utencílio. Assim sendo, as requisitadas cortinas do Rj costumam ajudar na refrigeração produzido pelo ar condicionado. Por sua facilidade de manuseio, de simples limpeza, bastante durabilidade e sua característica particular no controle de luminosidade e privacidade junto ao ambiente, a persiana vem se sobressaindo faz alguns anos no desejo das pessoas em adquirí-las para embelezar seus ambientes.

Sobre o Autor

Augusto é um estudante que tem como hobby escrever nas horas vagas sobre diversos assuntos e curiosidades.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment