Como escolher um nome de domínio

Escolher um nome de domínio correto é uma das mais importantes tarefas no processo de lançamento da marca da sua empresa no emergente segmento online. Um nome de site ou domínio representa a sua organização no mercado, portanto seja cauteloso na hora de escolher um nome de domínio para sua empresa. A violação de direitos autorais na hora de fazer o registro de dominio pode levá-lo a um emaranhado legal tedioso. Vários fatores influem na crise de violação de domínio e, portanto, as questões de direitos autorais relativos a nomes de domínio estão aumentando vertiginosamente nos tribunais.

Uma organização ou uma entidade empresarial pode reservar os direitos autorais de qualquer palavra, nome, símbolo ou dispositivo que identifica e distingue ainda mais seus produtos e serviços em relação à outras empresas que atuam no mesmo segmento ou segmentos diferentes.  A violação de direitos autorais ou marcas registradas durante o registro do nome de domínio pode resultar na perda de seu nome de domínio e até mesmo penas severas em alguns casos particulares. Só porque você obteve um nome de domínio, isto não permite que você tenha direitos de exclusividade sobre ele. Se ele contiver qualquer marca, o titular da marca pode enviar-lhe um aviso legal pedindo a devolução do domínio.

Vamos discutir algumas diretrizes fundamentais que ajudam a evitar qualquer violação de direitos autorais destinados ao escolher um nome de domínio.

Escolha um domínio que se assemelha rigorosamente ao seu modelo de negócio e esteja preparado para justificar as razões para usar o nome no caso de alguém reclamar o direito sobre o mesmo.
Também é uma boa prática escolher mais de um nome de domínio com variantes de grafia. Buscando o banco de dados da marca, no entanto, o melhor método para obter a lista elaborada de domínios registrados e pendentes.
Se o nome de domínio desejado já está registrado, mas não exibe o conteúdo nas páginas de destino interno, pode-se procurar o proprietário e tentar adquirir o domínio.
Alguns  registram os domínios com nomes populares não para desenvolver um site ou conceber um plano de negócios, mas sim para revendê-lo com preços mais elevados. Ele pode lhe oferecer a oportunidade de obter o domínio desejado. Antes de ceder a esse comércio devem provar que o vendedor tem o direito de propriedade real para que o nome de domínio que você está disposto a comprar.

Em caso de deliberadamente escolher um nome de domínio semelhante a outro apenas para confundir os clientes e distraí-los para o seu site, você pode provavelmente ser penalizado por violação de direitos autorais. Na área empresarial tradicional, duas organizações diferentes podem gerir os seus negócios com o mesmo nome, se o seu segmento de serviços é diferente, porém o seu endereço na internet deve ser exclusivo para torná-los separados uns dos outros. Por exemplo, duas organizações chamadas 'abc' o nome pode existir com o mesmo nome, se tratar de segmento de serviços diferentes como engenharia e contabilidade. Neste caso, o endereço (URL) para ambas as empresas seriam como abc.engenharia.com e abc.contabilidade.com.


Resumo:
O nome de domínio que a empresa detém representa a sua presença num mercado cada vez mais emergente. Antes de escolher um nome de domínio é necessário colocar um foco claro nas questões de direitos autorais associados ao domínio. Com uma abordagem cautelosa não só pode escapar do rosna mais legal, mas também concentrar-se sobre as questões vitais da organização que você executa.

Visite nossa Hospedagem de Site



Sobre o Autor

Site de Hospedagem e Registro de dominios Hospedagem de Site