Metodologias de estudo dos ecossistemas

Ver PDF | Ver Impressão
por: procurar Total leituras: 683 Nº de Palavras: 2372 Data: Thu, 2 Jun 2011 Hora: 4:51 PM 0 comentários

Um, ecossistema abrange todas as comunidades de organismos num determinado ambiente, todos os componentes não vivos aí presentes e a energia que passa através do sistema. Não existe limite de tamanho na definição de um ecossistema. Ele pode ser um pinhal, um lago, um muro abandonado, um aquário, um terrário, etc. O maior ecossistema terrestre é a própria biosfera.

Os ecossistemas apresentam dois componentes fundamentais; o biótopo e a biocenose, ou comunidade biótica. O biótopo inclui todas as características físicas e químicas do ambiente, como a temperatura, humidade, composição do solo, salinidade, pH, etc. A comunidade biótica ou biocenose é constituída por populações de diferentes espécies de seres vivos, que coexistem num determinado ambiente. A população é um grupo de organismos da mesma espécie que ocupa uma certa região.

O trabalho do ecologista para o estudo do ecossistema deverá considerar todo um conjunto de aspectos que determinam a sua qualidade. Dada a impossibilidade de estudar com profundidade a totalidade do ecossistema, a credibilidade dos resultados obtidos será um reflexo das áreas de amostragem definidas. Estas devem ser representativas da variabilidade do ecossistema, pelo que a sua selecção deve ser criteriosa.

O estudo do ecossistema, efectuado em áreas de amostragem, deve contemplar a determinação de factores abióticos e a análise qualitativa e quantitativa da comunidade biótica. Estes estudos devem ser efectuados periodicamente num mínimo de dois ciclos anuais, de forma a considerar variações sazonais e interanuais.

Para que a caracterização do ecossistema seja completa e defina a sua estrutura, é necessário proceder ao estabelecimento de relações entre os resultados obtidos e a avaliação da significância dos mesmos recorrendo a métodos estatísticos, uma vez que se está a efectuar a extrapolação da estrutura do ecossistema com base em amostras. Então, após tiradas as inferências desses resultados, está concluída a caracterização da estrutura básica do ecossistema.

Contudo, este trabalho não é o fim, mas apenas o princípio, uma vez que os ecossistemas são entidades dinâmicas e como tal sujeitas a evolução.

Sobre o Autor