Que curso profissional escolher
Ver PDF | Ver Impressão
por: mks
Total leituras: 345
Nº de Palavras: 346
Data: Tue, 11 Sep 2012 Hora: 5:00 PM
0 comentários
O ensino profissional é a próxima grande bandeira do Governo Português, que pretende que cada vez mais alunos enveredem por este tipo de formação.
Esta é uma boa alternativa ao ensino secundário normal, especialmente para os jovens que não pretendem seguir para o ensino superior.
Seguindo a via do ensino profissional os alunos obtêm um diploma de equivalência ao 12º ano, e ao mesmo tempo aprendem uma profissão.
Para aumentar as chances de empregabilidade, há que escolher um curso cuja procura esteja alta.
Os cursos profissionais duram 3 anos, e por isso há que pensar no que poderá mudar nesse período de tempo e quais as áreas que podem emergir.
Por exemplo, nos anos 90 os cursos profissionais ligados à construção civil (desenho, medidor orçamentista, preparador de obra, entre outros) tinham grande saída, dado que a economia portuguesa estava animada e havia uma grande atividade nesse setor.
No momento atual, esses cursos já não apresentam grandes perspetivas de emprego devido à situação de crise e à falta de investimento em grandes obras de construção.
Nos tempos que correm, os cursos com mais potencial em termos de saídas profissionais são os de manutenção, eletricista, e também cursos ligados às energias renováveis e ao setor da climatização.
Para quem está a pensar frequentar um curso profissional fica aqui o conselho: Pensa bem e escolhe um curso que te garanta algumas perspetivas em termos de mercado de trabalho.
Sobre o Autor
Site "Formação Financiada" - Visite aqui e consulte as ofertas disponíveis
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments
No comments posted.