Vantagens da formação profissional

Ver PDF | Ver Impressão
por: mks Total leituras: 447 Nº de Palavras: 544 Data: Mon, 12 Apr 2010 Hora: 7:16 PM 0 comentários

Portugal é dos países da UE que tem das médias mais baixas de escolaridade e formação, e este factor tem um impacto ainda mais negativo em períodos de crise económica.

Por outro lado, o défice de formação de grande parte dos trabalhadores portugueses não permite muitas vezes que as empresas apostem em produtos de grande valor acrescentado, que poderiam contribuir para equilibrar a balança comercial portuguesa.

 

Vantagens da formação profissional

Um país com uma mão-de-obra mais qualificada e trabalhadores com mais formação e melhores competências será um país mais competitivo, capaz de atrair mais facilmente o investimento estrangeiro, o que terá um impacto significativo na criação de emprego e na balança comercial.

 

A nível pessoal, a formação profissional é também um factor crucial uma vez que dela dependerá a evolução na carreira e /ou o acesso a novas oportunidades de emprego. Por outro lado, ao investir na sua formação irá adquirir novas competências que farão de si uma pessoa mais confiante e mais motivada no exercício da sua actividade profissional.

Para os jovens, depois do 9º ano existem várias opções para continuação dos estudos, e cada um deverá conhecer as oportunidades disponíveis e escolher de acordo com o seu perfil e os seus planos para o futuro.

Nessa situação, os jovens podem optar pelo ensino secundário geral ou pelo ensino profissional (cursos tecnológicos e escolas profissionais).

Se o jovem pretende concluir o 12º ano e entrar no mercado de trabalho a melhor opção é seguir a via do ensino secundário profissional, uma vez que para além de obter o diploma de 12º ano também obterá uma qualificação profissional de nivel 3 da UE (na área do curso frequentado), o que facilitará o acesso a um posto de trabalho nessa área.

Por outro lado, caso o jovem conclua o ensino profissional e pretenda seguir para o ensino superior também o poderá fazer.

No caso dos adultos que não tenham tido condições ou oportunidade de concluir o 9º ou 12º ano, poderão fazê-lo através dos cursos efa (cursos de educação e formação para adultos) ou dos CNO (Centro de Novas Oportunidades).

Lembre-se que melhores pessoas conseguem melhores resultados!

Aposte na sua formação - Aposte em si!

Sobre o Autor

Para ver ofertas de formação em Portugal visite o site:

www.cursosfinanciados.pt




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment