Como fazer uma planilha de gastos para uma lanchonete

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 1340 Nº de Palavras: 586 Data: Mon, 27 May 2013 Hora: 11:13 AM 0 comentários

 

planilha de gastosPara usar de forma racional os recursos financeiros é necessário usar algum tipo de planilha, que pode ser feita em papel, livro de contas correntes ou em programas de computador. No computador, uma planilha pode ser feita de várias maneiras: no Word ou no Excel, ou ainda em programas próprios para isso (gerenciamento financeiro). O essencial em uma planilha é que sejam lançadas todas as despesas e receitas, permitindo assim avaliar a situação.

As planilhas servem para muita coisa, como organizar as despesas pessoais, os custos de um projeto, a viabilidade de um negócio, dentre outras. Um exemplo é a organização das finanças de uma lanchonete. Como saber se vale a pena fabricar e vender um lanche? Basta colocar de um lado todas as despesas envolvidas e de outro o valor obtido com a venda do lanche.

Na hora de lançar as despesas, é preciso lembrar-se de tudo. Deve-se lembrar do custo dos ingredientes: todos eles, mesmo aqueles que você compartilha com outros tipos de lanche. O alho por exemplo. Um pote de alho triturado dá para fazer quantos lanches? Mesmo que o valor seja em centavos, deve ser computado. Quanto tempo demora para fazer um lanche? Calcule o preço do tempo em função do salário de um funcionário mais encargos. Com base no tempo, também calcule o custo da energia elétrica e do aluguel do ponto. Registre também a água consumida na fabricação e na limpeza. Revise toda a planilha para ver se não se esqueceu de nada.

Os custos com pequenos valores acabam se juntando e provocando grandes despesas no final do mês, comprometendo a viabilidade de um negócio. No caso de lanches, o custo da embalagem, por exemplo, pode ser significativo. O tempo gasto e as despesas com limpeza podem surpreender. Empresários bem sucedidos fazem cálculos complexos para computar centavos. Em uma grande rede de lanchonetes, os centavos podem se transformar em grandes fortunas: acumuladas ou perdidas.

Portanto, o que torna uma planilha de gastos eficiente não é a tecnologia envolvida. Mesmo que seja feita em uma folha de papel, a planilha será eficiente se levar em conta todos os gastos e for preenchida fielmente. A disciplina, o conhecimento de gestão, a capacidade para calcular custos indiretos é que faz a diferença.

 

Sobre o Autor

Dona de uma lanchonete que precisou encontrar métodos de otimizar o serviço e conseguir sempre os melhores resultados, além de saber tudo o que está acontecendo.




Pontuação: 5.0


Comments

No comments posted.

Add Comment