O básico do protocolo POP3

Ver PDF | Ver Impressão
por: nelsonrabello Total leituras: 295 Nº de Palavras: 409 Data: Tue, 30 Nov 2010 Hora: 7:07 AM 0 comentários

POP3 é a abreviatura de Post Office Protocol versão 3(Protocolo de Correio versão 3). O POP3 está definido na RFC1225 e é usado para recuperar e-mails que se encontram em servidores remotos para um computador cliente local ao longo de uma conexão TCP/IP.

As versões anteriores do protocolo POP, inicialmente chamado POP1 e logo após POP2, se tornaram completamente obsoletas com a chegada do POP3. No uso atual o termo POP quase sempre significa POP3 no contexto de protocolos de e-mail.

O POP3 e seus antecessores foram projetados para permitir que usuários com conexões intermitentes, tais como conexões dial-up pudessem fazer o download de seus e-mails quando conectados, enquanto que o protocolo SMTP  foi projetado para permitir conexões permanentes para receber e-mails. O POP3 é um protocolo de tração (quando o cliente solicita dados do servidor ), enquanto SMTP é um protocolo de pressão onde o cliente envia dados para o servidor sem que o servidor tenha solicitado os dados com antecedência.

O POP3 também suporta vários métodos de autenticação para fornecer diferentes níveis de proteção contra o acesso ilegítimo a um usuário do e-mail. Também existe a possibilidade de criptografar o tráfego de POP3 utilizando o protocolo SSL.

Funcionamento Básico

O POP3 funciona com uma conexão TCP/IP utilizando a porta 110.
Inicialmente é estabelecida uma conexão TCP entre o aplicativo cliente(User Agent) e o servidor onde se encontra a conta de email(Message Transfer Agent). O próximo passo é a autenticação do usuário, em seguida as mensagens são transferidas em sequência para o computador cliente. As mensagens podem ser, opcionalmente, apagadas da conta de email e em seguida a conexão é encerrada. O usuário pode ler seus emails off-line, por isso o protocolo POP3 é conhecido como um protocolo OFF-LINE.

Outros protocolos mais conhecidos são SMTP e IMAP .

Conheça nossa Hospedagem de Site

Sobre o Autor

Empresa de Hospedagem de Sites e Registro de Dominio




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment