Segurança: Seu dedo contém todas informações

Ver PDF | Ver Impressão
por: eleviarmar Total leituras: 285 Nº de Palavras: 343 Data: Wed, 28 Apr 2010 Hora: 7:41 PM 0 comentários

Ela é útil na identificação civil. Fica logo abaixo de sua foto, na carteira de identidade. Sim, estou falando de sua digital. Em muitos filmes e seriados policiais elas são usadas em investigações para solucionar crimes.

Há ainda uma outra possibilidade de usar a digital, mesmo que para a identificação de pessoas, em circuitos eletrônicos internos. Normalmente eles aparecem em empresas e outras instituições.

Através da biometria, um estudo que identifica o indivíduo através de suas características únicas: como retina, digital, voz, mão, entre outros; o circuito foi desenvolvido.

Trata-se de um leitor biometrico que consegue identificar cada um através de um único  toque do dedo. O espaço para a leitura é oval.

A pessoa coloca o dedo no local, lá a digital é scaneada e transmitida ao computador. Em seguida os dados dela são encontrados, se ela for cadastrada.

As digitais são papilas únicas em cada indivíduo e seu uso na identificação de cada um evita fraudes e aumenta a segurança dos envolvidos.

Agora a pergunta que muitos estão fazendo é se essa segurança todo é para nosso bem ou existe o propósito de rastrear e ter o máximo de informação de cada pessoa. Num futuro próximo, onde está tecnologia seria usada em todos lugares, não teriamos mais privacidade nenhuma ? Ou será que existiria a opção de não usar a digital para tal serviços?

Essa é uma questão que só o tempo e a pressão por liberdade de ir e vir da sociedade poderá responder.

 

Sobre o Autor

Nádia Maria Albano é jornalista.

 leitor biometrico 




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment