Black Hat - Praticas desaconselháveis

Ver PDF | Ver Impressão
por: adrianosluz Total leituras: 253 Nº de Palavras: 846 Data: Tue, 8 Nov 2011 Hora: 1:46 PM 0 comentários

Uma boa parte das empresas de Marketing Online no Brasil (SEO Br), incluindo algumas que prestam Consultoria SEO, bem como webmasters e blogueiros praticam SEO de forma totalmente despreparada (muitas vezes utilizando-se de práticas de Black Hat SEO) e sem a seriedade que a atividade necessita. Tenho visto em muitos sites, até mesmo de agências que se dizem "Agências especializadas em Marketing Digital", práticas grotescas de SEO e muitas vezes a falta da prática do mesmo. Como sempre falo aqui no blog sobre dicas para práticas de Google SEO, resolvi então elaborar um artigo que possa apontar as práticas que vejo na internet que são totalmente incorretas e que ainda sim são realizadas.

SEO Br


 Domínio banido do Google por Spam

Praticar SPAM é talvez uma das piores possibilidades que uma empresa tem de ganhar mercado online, pois é uma prática totalmente fora das guidelines do Google. Em tempos de Web 2.0 e Marketing Digital cada vez mais forte, campanhas que segundo conceito de Marketing são entituladas de "Interrupação" dão espaço a campanhas de "Permissão". Isso significa que, praticar SPAM é fazer algo indesejado e seus futuros clientes provavelmente não gostariam de receber. Infelizmente, esta é a realidade de muitos. Isso, em casos mais graves, pode até gerar em banição do domínio no Google.


 Excesso de compra de backlinks

Infelizmente ainda existem algumas agências que inundam seus clientes com links comprados na expectativa de trazer um grande resultado aos mesmos. É fato que, alguns links são sempre bem vindos para a construção do link building de um site e podem ajudar e muito no rankeamento, porém esta prática deve ser vista somente como uma "forcinha" para o resultado final. O que manda mesmo, é a prática de Otimização SEO de qualidade das páginas de um site.


SEO Br - Linkar páginas de má qualidade

Quando você linka uma determinada página, aos olhos do Google significa que você esta recomendado aquele conteúdo como sendo de grande valia. E, se o que recomenda não é de qualidade, consequentemente você não oferece qualidade a seus leitores ou clientes. Evite linkar apontando para páginas que efetuam práticas incorretas, praticam SPAM ou outra forma ilícita.


Cloaking

Cloaking significa trabalhar com mais de um conteúdo em uma determinada página, normalmente é utilizado para exibir um determinado conteúdo aos leitores e outro conteúdo repleto de palavras-chaves diferenciadas para os mecanismos de busca. Isto é uma forma de prática de Black Hat SEO e, quando detectado, acaba por punição dos mecanismos de busca.


Keyword Stuffing

Keyword Stuffing é um recurso de Black Hat SEO utilizado que significa o blogueiro/webmaster "inundar" com repetição de palavras-chave para aumentar a importância de forma proposital de uma determinada palavra-chave visando unicamente competir nos buscadores. É sabido que os buscadores avaliam a densidade das palavras-chave no texto, mais não adianta por exemplo ficar repetindo determinadas palavras propositalmente, a densidade tem que ser natural.


 Inatividade do Servidor ou domínio

Talvez seja a pior ocorrência que um webmaster pode deixar ocorrer. Afinal de contas, qual seria a experiência de um usuário do Google se realizasse as pesquisas e aparecesse com frequência nos resultados páginas inacessíveis? Seria péssima a experiência. Exatamente por isso que mecanismos de busca eliminam de seus resultados sites que ficam inacessíveis por problemas de servidor ou por problemas de domínio. Procure uma hospedagem eficiente para isto.

Existem ainda outras práticas erradas de SEO, que em breve publicarei em outro artigo SEO Br.

Um abraço a todos e até a próxima!

Sobre o Autor

Pós-graduado em Sistemas de Informação e Banco de dados, atualmente atua com consultoria em sistemas, SEO e marketing digital. Amante por blogs, é responsável pela administração do blog Publicidade na web.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment