Empresas brasileiras investem R$ 123 milhões em SEO

Ver PDF | Ver Impressão
por: rafa_acheti Total leituras: 123 Nº de Palavras: 754 Data: Tue, 7 May 2013 Hora: 3:04 PM 0 comentários

 

Já não é novidade para nenhuma empresa que SEO e estratégias de marketing de busca para colocar sites na primeira página do Google e de outros buscadores é um investimento necessário para que qualquer empresa ganhe visibilidade e aumente seu número de negócios na internet.

Praticamente 95% dos produtos e serviços procurados na rede são via internet, ou mais especificamente dizendo, via Google. O Google teve um crescimento tremendo nos últimos três anos e ter uma empresa para prestar uma consultoria SEO e melhorar a otimização do seu site é algo crucial tanto para pequenas como para grandes empresas no Brasil.

De acordo com a ABRADI (Associação Brasileiras de Agências Digitais), as empresas no Brasil somente em 2012 investiram cerca de R$ 123 milhões de reais em projetos de otimização de sites e marketing de busca. Esse número representa um crescimento de 55% em relação ao ano de 2011 para a procura de serviços SEO no mercado brasileiro.

Hoje em dia ter o site na primeira página do Google passa a imagem de credibilidade e qualidade de uma empresa na rede de produtos e serviços, além de aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) em até 300% em menos de seis meses. O projeto de otimização de sites não gera lucros logo no inicio de desenvolvimento e os primeiros resultados concretos são vistos pela empresa a partir do quarto mês de consultoria SEO.

O ponto benéfico de investir em otimização de sites nos dias de hoje é que os resultados são surpreendentes, porém para estar nas primeiras páginas além de ter uma ótima estratégia de palavras-chave e um ótimo SEO on-page é preciso esforço e pesquisa de marketing constante sobre determinada área de atuação, seja para divulgar produtos ou serviços. Os pontos fortes para estar na primeira página é geração constante de conteúdo de qualidade atrelado a uma boa estratégia de palavras-chaves, isso tudo com uma forte e constante estratégia de link building, que é a construção de links de outros sites que apontem para o seu site, porém a qualidade desses links deve ser muito boa e o site que apontar para o seu deve ter um pagerank elevado e ser muito bem visto por outros sites.

SEO e marketing andam juntos. Isso é fato. Já se for a época de otimizar um site com algumas palavras-chave e estar sempre nas primeiras páginas do Google. Atualmente dentre todas as técnicas de SEO, as principais para um site ter boa visibilidade nos mecanismos de busca é necessário principalmente conteúdo atualizado e de boa qualidade e bons links apontando para seu site.

Além de todos esses fatores dentro e fora do site não podemos deixar de falar sobre a influência das redes sociais em SEO. As redes sociais como Facebook, Twiter e Google + cresceram muito nos últimos dois anos e de acordo com o a nova atualização do Google Panda em 2012 as relações sociais terão forte impacto no posicionamento dos sites. Resumindo, de nada adianta ter um ótimo projeto de otimização de sites se dentro desse projeto não atrelarmos contatos sociais e ganharmos credibilidade dentro dessas redes. Atualmente as redes mais consideradas pelo Google são o Facebook, Twiter, Google + e recentemente Pinterest. Investir em um projeto SEO dentro dessas redes sociais principalmente alavancam e ajudam qualquer projeto de otimização de sites.

 

Sobre o Autor

Analista e consultor SEO desde de 2006, formado na Universidade Metodista de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment