Como fazer um currículo para mudar de profissão / carreira

Ver PDF | Ver Impressão
por: mks Total leituras: 322 Nº de Palavras: 996 Data: Tue, 20 Apr 2010 Hora: 4:50 PM 0 comentários

Mudar de carreira é uma decisão que implica planeamento e adoção de uma estratégia direcionada às novas metas que se pretende atingir.

Muita gente comete o erro de, ao decidir mudar de carreira, manter o seu currículo regular e pura e simplesmente enviar o mesmo CV de sempre para as novas empresas às quais se pretende candidatar. Isto é um erro muito comum que pode facilmente custar-lhe imensas oportunidades de trabalho.

Para evitar isso, é importante que reformule cuidadosamente o seu currículo de modo a talhá-lo aos cargos profissionais que tem em mente.

Como fazer um currículo para mudar de profissão / carreira

Reestruture o seu CV

Se pretende candidatar-se a um novo cargo profissional não é o suficiente apenas mudar a informação sobre o cargo ao qual se quer candidatar.

Deverá reestruturar todo o seu CV em torno da oferta em questão. Se tiver trabalhado como empregado de mesa mas quiser agora candidatar-se a um cargo de programador, é irrelevante e contraprodutivo estar a mencionar os restaurantes em que trabalhou e/ou as formações na área da restauração que já fez, bem como as suas competências nessa área.

Os recrutadores querem currículos relevantes e concisos. Um currículo com demasiada "palha" é, frequentemente, considerado uma perda de tempo e ignorado.

Assim sendo, foque-se na descrição das experiências e competências que considera verdadeiramente relevantes para o cargo de programador.

Ajuste o currículo à oferta em questão

Imaginemos que se candidata a dois cargos de programador, mas em empresas diferentes, e com requisitos diferentes. Em vez de enviar o mesmo CV para ambas com uma descrição genérica de todas as suas competências na área de programação, é importante que determine o que cada uma dessas empresas procura, em concreto, e faça questão de destacar essas competências em específico no seu CV, colocando de lado tudo aquilo que poderá não ter muita relevância mas sirva para tornar o seu currículo mais convoluto e difícil de ler.

Escolha um modelo contextualizado

Não tem necessariamente de utilizar o tradicional europass, que toda a gente usa. Em muitos casos, até é bom destacar-se.

No entanto, é importante que o estilo por si escolhido se coadune corretamente com o tipo de oferta em questão.

Um currículo para um cargo de carácter mais formal não poderá ter o mesmo estilo de um currículo destinado a uma empresa tecnológica jovem, de espírito mais relaxado.

Adicione formações que tenha frequentado

Se tiver frequentado ações de formação relevantes para o cargo a que se está a candidatar, não se esqueça de as mencionar no seu novo currículo.

Tente ser eloquente

Faça uma breve descrição sobre si e sobre o que tem para oferecer à empresa à qual se candidata.

O texto deverá ser curto, bem redigido e o mais esclarecedor possível. Capriche no vocabulário e evite clichés, que geralmente se leem em todos os currículos.

Se olhar para o seu texto e sentir que já leu algo quase idêntico, esqueça. Se for necessário, peça ajuda a alguém que tenha o dom da palavra. Um amigo ou familiar que escreva muito bem, por exemplo.

Em último caso, poderá até contratar um escritor profissional para lhe escrever algo que cause realmente um impacto positivo na entidade empregadora.

Esperamos que estas dicas sobre como fazer um currículo para mudar de profissão sejam úteis e contribuam para que consiga a nova profissão que procura.

Sobre o Autor

Quer aumentar os seus conhecimento e melhorar as suas competências? Então consulte ofertas de cursos gratuitos em Portugal no site: cursosformacaogratis.com




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment