Como reduzir gastos em combustível quando o preço aumenta?

Ver PDF | Ver Impressão
por: Gestao de Frotas Total leituras: 512 Nº de Palavras: 494 Data: Fri, 26 Mar 2010 Hora: 12:27 PM 0 comentários

Sempre que o combustível aumenta de preço, os gestores de frota têm tendência a aplicar estratégias que resultaram no passado. Enviar aos motoristas da frota antigos e-mails e newsletters, sobre as virtudes de técnicas como o controlo do estado dos pneus, de abastecer em pequenas gasolineiras em vez das marcas mais populares, de preferir a gasolina sem chumbo à gasolina com aditivos, entre outros.

No entanto, existem estratégias que os gestores de frota podem aplicar, tanto hoje como no futuro, que permitem poupar combustível numa base regular. Uma das estratégias mais simples, que muitas vezes é ignorada, consiste em escolher os veículos consoante o tipo de serviço. Muitas vezes, as empresas adquirem veículos sem considerar as rotas, os negócios e o serviço a realizar, o que causa despesas desnecessárias à empresa, e compromete o lucro. Por exemplo, uma empresa de correio expresso provavelmente não necessita de uma frota de camiões, podendo investir em veículos comerciais, que são consideravelmente menos dispendiosos.

Outra forma de poupar combustível é controlo constante dos gastos em combustível. O gestor de frota deve comparar as rotas realizadas ao combustível consumido e verificar se foram efectuados roubos ou mau uso do mesmo. Desta forma, pode saber se os seus colaboradores têm um mau comportamento ao volante, ou se estão a desviar o combustível da empresa para uso pessoal.

De facto, é importante avaliar o consumo de combustível por quilómetro, de forma a conhecer a média de consumo de cada veículo e detectar anomalias. Veículos com um elevado consumo de combustível por quilómetro podem revelar mau uso ou desvio para fins pessoais.

Leia mais sobre estratégias de redução de gastos em combustível

Apostar em motores de 6 cilindros em vez de 4 cilindros também é uma boa estratégia. A poupança de combustível dos motores de 4 cilindros em relação aos de 6 cilindros é insignificante, e são desvalorizados na revenda.

O gestor de frotas deve, ainda, analisar periodicamente as rotas realizadas, tentando optimizá-las sempre que possível, e eliminar as rotas mais dispendiosas. Os sistemas de Gestão de Frotas via GPS são óptimas ferramentas para esse efeito.

Por fim, aconselha-se ainda a preferir motores a gasóleo aos motores a gasolina. Os motores a gasóleo promovem uma maior poupança, comparativamente aos motores a gasolina.

Sobre o Autor

Leia mais sobre estratégias de redução de gastos em combustível

Uma eficiente gestão de frotas permite a um empresa reduzir os gastos com o combustível, optimizar as rotas, eliminar os tempos de utilização indevida das viaturas por parte dos funcionários, e aumentar a rapidez de resposta aos clientes, o que se irá reflectir na melhoria da qualidade do serviço e na satisfação dos clientes. Será assim possível aumentar a produtividade e reduzir os custos com a frota.

Cada vez mais as empresas que dependem do desempenho das suas frotas reconhecem as vantagens da gestão de frotas e procuram sistemas competitivos de modo a aumentar a sua produtividade. Assim, esta é a uma área em ascensão, ainda longe de atingir a maturidade.

Surgiu assim a necessidade de criar um blogue sobre este tema, de modo a demonstrar a importância de uma efectiva gestão de frotas e potencializar o meio empresarial.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment