Planejamento de Serviços
Ver PDF | Ver Impressão
por: Julio Cesar S. Santos
Total leituras: 374
Nº de Palavras: 1391
Data: Mon, 6 Jun 2011 Hora: 5:21 PM
0 comentários
Como Planejar a Entrega de Um Bom Serviço ao Cliente? Como Deve Ser a Política de Treinamento aos Atendentes? Qual é a Expectativa dos Consumidores de Serviços?
Estima-se que o setor de serviços no Brasil é o que mais emprega mão-de-obra, representando atualmente cerca de 55% do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, mais da metade dos empregos e da produção brasileira provém do mercado de serviços.
Uma das principais razões desse rápido crescimento foi a estratégia de franquias às novas unidades, onde o peso das marcas é menor do que a proximidade – ou conveniência – do ponto de venda. Além disso, não existem muitas barreiras à entrada de novos concorrentes como nas indústrias.
No setor de serviços a produção e o consumo são simultâneos, não havendo propriedades a serem transferidas nem patenteadas. Como a concorrência tentará imitar rapidamente os avanços conquistados, o melhor remédio é a empresa possuir know-how e ter uma equipe bem sintonizada, pois isso é bem mais difícil de imitar.
Pode-se perceber que se trata de um setor extremamente dinâmico, onde surgem novos concorrentes a todo instante e as condições de mercado se alteram com freqüência. Neste segmento de mercado o diferencial oferecido pelas pessoas é decisivo para os consumidores optarem por determinado serviço, pois predominam as empresas que utilizam atendentes. Em função disso, as organizações deveriam investir em treinamento do seu pessoal de atendimento a fim de oferecer cada vez mais serviços de qualidade aos consumidores.
As expectativas dos consumidores são bem heterogêneas e, sendo assim, cada pessoa valoriza algo diferente em um automóvel – por exemplo. Mas, sendo confortável, fácil de dirigir, tendo um bom design e sendo econômico, meio caminho já está andado. Porém, não se pode dizer o mesmo de uma seguradora onde as respostas são mais dispersas em uma infinidade de fatores.
Dessa forma, pode-se dizer que é muito difícil padronizar a qualidade de um serviço e isso requer um profissional de atendimento bem treinado, criativo e muito mais persuasivo do que um vendedor de produtos. Sendo assim, as empresas devem enfatizar as seguintes atividades:
· Investir pesado no treinamento do pessoal de atendimento.
· Proporcionar atendimento imediato às reivindicações dos consumidores.
· Delegar autoridade aos atendentes para que possam decidir sobre o melhor serviço, o qual satisfaça às necessidades dos clientes.
· Premiar os bons desempenhos dos funcionários em relação ao atendimento aos clientes.
· Instituir uma política de remuneração de pessoal que reconheça os méritos individuais dos funcionários.
Sobre o Autor
Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ) e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos “in Company” nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e complementação pedagógica.
Contatos: jcss_sc@click21.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170
Blog: www.profigestao.blogspot.com
Perfil em: https://profiles.google.com/u/0/professorjulio59/about?hl=pt-BR&tab=wh
http://br.linkedin.com/pub/julio-cesar-s-santos/25/544/1b8
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments 
No comments posted.