Segurança integrada em grandes projectos de construção

Ver PDF | Ver Impressão
por: adtportugal Total leituras: 342 Nº de Palavras: 3494 Data: Fri, 27 May 2011 Hora: 5:55 PM 0 comentários

Segurança integrada em grandes projectos de construção

 

Existe um vasto número de necessidades de segurança em qualquer edifício, seja, comercial, industrial, escritórios, … Estas incluem a protecção das instalações e dos bens que existam na edificação, bem como todas as pessoas que residem e/ou nela circulam, protegendo-os contra os riscos internos e externos (como o vandalismo, fogo posto, etc), evitando o acesso de pessoas não autorizadas a zonas restritas, etc. Os sistemas electrónicos de segurança não só combatem estas e outras problemáticas como também contribuem como ferramentas para a gestão inteligente de todo o edifício, gerando condições de conforto e eficiência às pessoas que nele residem ou trabalham.

Com o passar dos anos, a segurança tornou-se um factor crítico em todos os projectos de construção em larga escala. O ideal para se poder desenhar uma solução de segurança global para qualquer tipo de edificação, será envolver os especialistas em segurança desde a fase inicial do projecto até à sua integral implementação. Isto permite que a segurança seja incluída na actual arquitectura do edifício, permitindo uma avaliação dos riscos e ameaças apropriada, o design de uma solução de engenharia adequada dos sistemas e, por último, a instalação e  monitorização dos resultados obtidos com a solução implementada.

 Esta é uma “preocupação” recente, devido à cada vez maior complexidade dos projectos de construção, a qual é já enfrentada em alguns, ainda que em alguns casos, de uma forma incipiente, pelo que na grande maioria dos projectos isto não acontece e os sistemas de segurança electrónica são integrados somente na  fase final do projecto, tendo depois de se ajustar a solução de segurança às condicionantes do edifício. Os actuais sistemas de segurança permitem uma grande flexibilidade, podendo criar-se soluções ajustadas ao desenho, tamanho e utilização destes edifícios. No entanto, intervir com rapidez na definição das necessidades de segurança, optimiza a função desses sistemas.

Algumas das necessidades de segurança que possuem estes grandes edifícios, são semelhantes às dos pequenos imóveis (protecção contra intrusão, incêndios, roubos, etc), embora possam ser muito mais complexas. Contudo, o desenho, tamanho e utilização de alguns edifícios, em larga escala, acarretam problemas muito específicos. Por vezes, a sua peculiar arquitectura confere-lhes um carácter simbólico e visual, convertendo-os num ponto de referência, o que poderá exigir medidas de segurança adicionais criadas à medida. Por outro lado, se for o caso de acolherem a sede de grandes empresas, estes edifícios contêm documentação privada muito importante, ou seja, documentação que é parte do capital intelectual de uma empresa.

Uma solução de segurança integrada pode ajudar a gerir ameaças de segurança complexas, rápida e eficazmente. Uma única aplicação de integração pode actuar como plataforma para suportar uma solução de segurança global, permitindo a monitorização e o controlo central de todos os sistemas electrónicos num edifício, e gerando condições para que sistemas autónomos interajam uns com os outros, tal como a detecção e extinção automática de incêndios, anti-intrusão, videovigilância através de CCTV, controlo de acessos, sistemas de comunicações de emergência e “voice-alarm”, iluminação inteligente de emergência, controlo de passagem de veículos e protecção de bens.

Para além da protecção obrigatória contra incêndios, as exigências em matéria de segurança, de um grande edifício, compreendem outras preocupações de segurança, tais como a necessidade de permitir e controlar a livre circulação de pessoas autorizadas – enquanto previne o acesso de visitantes indesejados – e, restringindo a entrada de pessoas fora do horário de serviço. Para dar resposta a estas necessidades, um Sistema de Segurança Integrada criado a partir de uma aplicação de controlo de acessos de um edifício corporativo pode oferecer a solução ideal.

O benefício imediato de uma solução de segurança integrada é o facto de permitir que os sistemas separados comuniquem entre si e partilhem informação. Esta não irá apenas melhorar as capacidades das aplicações, mas também alargar o âmbito da solução, tornando-a numa ferramenta de gestão de edifícios eficaz. Por exemplo, se o sistema de alarmes detectar um intruso, o sistema integrado pode ser programado para bloquear automaticamente alguns pontos de acessos críticos internos e dar a indicação à câmara de CCTV, instalada nas proximidades do local, para registar o incidente e reportar o alarme à Central de Segurança ou, ainda remotamente ao Director de Segurança, que pode estar a milhares de quilómetros de distancia e receberá o alarme no seu PDA.

Além disso, as análises de informação que cada sistema fornece à plataforma central, permitirá obter informação crítica para a prevenção, controlo e seguimento de qualquer evento, quer seja um alarme intrusivo, uma visita, um trabalhador a entrar no edifício, ou outro processo, e irá ajudar a fornecer uma imagem mais completa de todas as circunstâncias envolventes.

A aplicação de integração/gestão irá fornecer ao controlador de segurança acesso a planos interactivos do edifício, com ícones dinâmicos que mostram a localização e estado de todos os dispositivos nas soluções integradas: leitores de controlo de acessos, câmaras de CCTV, detectores de incêndio, protecção de entradas e saídas, etc. Qualquer evento ou alarme é imediatamente apresentado no plano do ecrã. Com um simples click no rato, o sistema pode fornecer informações detalhadas sobre um incidente, imagens do evento, interagir com as câmaras, etc.

Trabalhar com um conceito global e integrado de segurança, permite minimizar e controlar os possíveis riscos e ameaças a que os grandes edifícios estão sujeitos. Para permitir estes benefícios, uma solução de segurança integrada deve ser cuidadosamente planeada, desenhada, instalada e suportada por especialistas de segurança que sejam capazes de identificar as necessidades individuais de segurança e as soluções mais apropriadas para um negócio ou instituição.

Sobre o Autor

A ADT Portugal Fire & Security, líder em segurança e incêndio, suportada por um serviço de excelência e experiência incomparável

http://www.adt.pt




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment