Soluções de Segurança Integradas e a convergência para IP
Ver PDF | Ver Impressão
por: adtportugal
Total leituras: 309
Nº de Palavras: 3601
Data: Fri, 27 May 2011 Hora: 5:40 PM
0 comentários
Soluções de Segurança Integradas e a convergência para IP
Com o desenvolvimento da tecnologia IP surgiu a possibilidade de usufruir de uma nova linguagem, uma linguagem cuja principal característica é a sua disponibilidade e existência para os mais diversos sistemas electrónicos.
O IP é actualmente uma linguagem transversal e comum a diversos sistemas tecnológicos, uma única tecnologia que permite que os sistemas comuniquem bi-direccionalmente entre si.
Percebendo as vantagens cada vez mais evidentes e concretas da integração de sistemas, o mercado tem-se vindo a posicionar mais recentemente na aquisição de soluções de segurança perfeitamente integráveis com sistemas de supervisão e gestão técnica. Tem recorrido a tecnologias de transmissão de sinais, completamente partilháveis com outros sistemas existentes, reduzindo os custos de implementação e potenciando a expansibilidade e escalabilidade dos mesmos.
Os sistemas alicerçados em redes analógicas e proprietárias estão a ser preteridos face aos sistemas digitais e que partilhem redes com outros sistemas tecnológicos, os quais aumentam as potencialidades e capacidades dos sistemas, alargando o seu âmbito de actuação e constituindo-se numa ferramenta de gestão das operações. A partilha de redes, ao facilitar o “diálogo” entre sistemas, permite que as soluções se tornem mais eficientes e que obtenham um retorno mais rápido do valor investido.
Uma solução de segurança integrada pode ajudar a gerir ameaças de segurança complexas, rápida e eficazmente. Uma única aplicação de integração pode actuar como plataforma para suportar uma solução de segurança global, permitindo a monitorização e o controlo central de todos os sistemas electrónicos num edifício e gerando condições para que sistemas autónomos interajam uns com os outros, tais como a detecção e extinção automática de incêndios, anti-intrusão, videovigilância através de CCTV, controlo de acessos, sistemas de comunicações de emergência e “voice-alarm”, iluminação inteligente de emergência, etc.
O benefício imediato de sistemas diversos que comuniquem entre si é a possibilidade de se implementar uma solução de segurança integrada. Esta não irá apenas melhorar as capacidades das aplicações, mas também alargar o âmbito da solução, tornando-a numa ferramenta de gestão eficaz. Por exemplo, se o sistema de alarmes detectar um intruso, o sistema integrado pode ser programado para bloquear automaticamente alguns pontos de acessos críticos internos e dar a indicação à câmara de CCTV, instalada nas proximidades do local, para registar o incidente e reportar o alarme à Central de Segurança ou, ainda remotamente ao Director de Segurança ou de Operações, que podem estar a milhares de quilómetros de distância, recebendo o alarme no seu PDA.
Trabalhar com um conceito global e integrado de segurança, permite minimizar e controlar os possíveis riscos e ameaças a que os negócios estão sujeitos. Para permitir estes benefícios, uma solução integrada deve ser cuidadosamente planeada, desenhada, instalada e suportada por especialistas de segurança que sejam capazes de identificar as necessidades individuais de segurança e as soluções mais apropriadas para um negócio ou instituição.
A melhor solução de segurança é cada vez mais uma solução encontrada e definida tendo em conta as especificações do negócio que se pretende proteger, que são cada vez mais e mais complexas, daí que a especialização ocorra também na área da segurança. Planear um projecto de segurança para um pólo logístico não é a mesma coisa que planear a segurança para um hotel ou para uma loja de uma cadeia de retalho.
A prestação de um bom serviço por parte de um fornecedor de sistemas de segurança passa pelo conhecimento que se tem dos produtos, mas o ponto crucial está relacionado com a percepção que temos das operações do nosso cliente. Só podemos aconselhar, sugerir, indicar uma determinada solução se conhecermos em pormenor o que faz o nosso cliente e como o faz. Uma solução de segurança só se torna eficaz se responder às necessidades e expectativas de quem a solicitou.
A centralização da segurança através da interligação de todos os sistemas electrónicos que a tecnologia IP vem potenciar fortemente, permite uma melhoria significativa das condições de segurança de qualquer empreendimento e contribui de forma muito positiva para a melhoria das operações através da redução de custos, de um melhor aproveitamento dos recursos físicos e humanos, através da maior visibilidade e transparência das operações. Por último, permite entregar um “produto” de melhor qualidade aos clientes, melhorar a relação com os mesmos, fidelizar, potenciar o crescimento sustentado do negócio e o aumento das receitas e lucros, objectivo único de qualquer prestador de serviços de cariz comercial.
É impossível prever como será o mercado da segurança daqui a 10 ou 15 anos. Este é um mercado muito recente com uma história muito curta, cerca de 20 anos e que tem evoluído a um ritmo extremamente alucinante, sendo impossível prever como será a sua evolução; o que hoje é de uma forma, amanhã já é completamente diferente. O que se pode dizer com alguma certeza é que claramente o mercado tenderá para a convergência para IP.
A grande limitação dos sistemas de segurança no passado residia na incapacidade dos sistemas comunicarem entre si, funcionando de forma isolada, com funções muito específicas e direccionadas, não permitindo interagir com outros sistemas, não existindo transferência de informação. Com o desenvolvimento de plataformas de comunicação comuns, baseadas em protocolos de comunicação transversais, a integração de sistemas torna-se uma realidade, e as capacidades dos sistemas tornam-se quase ilimitadas quando começam a enviar e receber informações de outros. O IP tornou-se numa ferramenta transversal a diversos sistemas tecnológicos e será a base de qualquer sistema de segurança do futuro. O grande desafio da segurança é desenvolver sistemas fiáveis, transparentes que permitam conforto a quem com eles opera, com base em IP. A grande vantagem de uma linguagem transversal a todos os sistemas tecnológicos, como é a com base em IP, é permitir a integração de sistemas. Sistemas esses que nem sequer imaginamos ser possível existirem e que o serão num futuro muito próximo, assim como a partilha da informação recolhida através dos mesmos.
Sobre o Autor
A ADT Portugal Fire & Security, líder em segurança e incêndio, suportada por um serviço de excelência e experiência incomparável
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments 
No comments posted.