Como Tratar a Queda de Cabelo no Homem

Ver PDF | Ver Impressão
por: Sergio2000 Total leituras: 312 Nº de Palavras: 5190 Data: Tue, 10 Jul 2012 Hora: 5:14 PM 0 comentários

A queda de cabelo no homem é um problema recorrente mesmo nos dias de hoje, sendo que em alguns casos a queda pode começar mesmo na adolescência. Todavia, ao contrário do que assistiamos no passado, já é possível tratar a queda de cabelo no homem. Para tratar e prevenir a queda de cabelo é fulcral que se consulte o quanto antes um dermatologista no sentido de obter um diagnóstico apropriado, bem como de ficar a conhecer as melhores formas de tratamento disponíveis para o seu caso.

 

Se a perda de cabelo é causada por uma infecção ou por outra razão, como é o caso da anemia, o tratamento de infecção ou desta outra condição pode ajudar a evitar mais perda de cabelo. Em alguns casos, inclusive após a quimioterapia, o cabelo pode começar a voltar a crescer novamente.

 

Embora haja alguns tratamentos disponíveis para queda de cabelo, em alguns casos estes tratamentos podem não ser suficientes para sanar o problema. Além disso, depois de parar o tratamento, a perda de cabelo geralmente retorna.

 

O eflúvio telógeno, um tipo de perda de cabelo generalizada que é causado por medicação ou stress, geralmente melhora sem tratamento em cerca de seis meses.

 

Apesar de existirem várias causas para a queda de cabelo, existem também dois medicamentos que são conhecidos por serem eficazes no tratamento da calvície de padrão masculino, nomeadamente:

 

Finasterida

 

Geralmente sob a forma de comprimido, a Finasterida funciona impedindo a conversão do hormônio testosterona em dihidrotestosterona  (DHT). A DHT faz com que os folículos pilosos encolham, pelo que, se bloquearmos a sua produção, permitimos que os folículos pilosos possam recuperar o seu tamanho normal.

 

Estudos recentes sugerem que a Finasterida pode efectivamente aumentar o número de cabelos que as pessoas têm (contagem de cabelo). Quanto mais tempo o tratamento for usado, maior é o seu efeito também.

 

Normalmente, é necessário entre três a seis meses de tratamento até vermos ver os efeitos do mesmo no couro cabeludo. Contudo, se o tratamento for interrompido, o processo de calvície retoma dentro de alguns meses.

 

Os efeitos colaterais de finasterida são incomuns. Menos de 1 em cada 100 homens que tomam finasterida experimentam uma perda de desejo sexual (libido) ou disfunção erétil (incapacidade de obter ou manter uma ereção), no entanto estes efeitos secundários param com a continuação do tratamento.

 

Minoxidil

 

Minoxidil está disponível como uma loção que você pode esfregar no seu couro cabeludo de forma diária. Ele está disponível em farmácias sem receita médica, podendo também adquirir o mesmo facilmente através da internet. Não está claro como funciona o Minoxidil, mas estudos sugerem que ele pode causar o crescimento do cabelo em alguns homens por melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

 

O medicamento está disponível sob as formas de minoxidil 5% ou 2%. Algumas evidências sugerem que a versão mais forte (5%) é também a mais eficaz. No entanto, a versão mais forte pode causar também mais efeitos secundários, tais como secura ou coceira, onde é aplicado.

 

Tanto a Finasterida como o Minoxidil geralmente necessitam de ser usados pelo menos durante quatro meses até se notar qualquer efeito. O processo de calvície usualmente é retomado se o tratamento for é interrompido.

 

Sobre o Autor

Sérgio Medeiros é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Ingleses. Além de trabalhar na sua área, cria e desenvolve websites nos seus tempos livres.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment