Como contribuir para uma reciclagem mais eficiente?

Ver PDF | Ver Impressão
por: flavialuz Total leituras: 367 Nº de Palavras: 568 Data: Fri, 29 Apr 2011 Hora: 1:25 PM 0 comentários

Porque se devem separar os resíduos recicláveis? Mais de metade do lixo que produzimos todos os dias pode ser reciclada. Veja o que pode separar em casa: papel, metal, vidro e plástico. É muito importante separar o lixo orgânico (restos de alimentos, por exemplo) do lixo reciclável para que não suje ou inutilize aquele material. Baterias e pilhas devem ser entregues separadamente ao órgãos de reciclagem.

Reciclar materiais permite reutilizá-los como matéria-prima para fabricar novos produtos, diminuindo o uso de recursos naturais (muitos dos quais não são renováveis). Além disso, fabricar novos produtos a partir de materiais usados consome menos energia do que a partir de matérias virgens.

Os resíduos de lixo contribuem significativamente para a emissão de gases, o efeito estufa.  Já a reciclagem é o processo de tratamento de resíduos com maior potencial de redução indireta de emissões de CO2. Num momento em que o combate às alterações climáticas surge como um dos grandes desafios ambientais é fundamental reciclar. Afinal, a reciclagem permite diminuir a quantidade de resíduos que tem como destino final os aterros sanitários, prolongando a vida útil destes últimos e evitando a construção de novos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. Além disso, a reciclagem diminui a poluição do ar, da água e do solo.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg e, se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.  Só o Brasil produz 240.000 toneladas de lixo por dia.

Os cidadãos devem participar ativamente na correta separação dos resíduos para posterior reciclagem. Este procedimento não se deve limitar às embalagens, mas incluir todos os resíduos passíveis de serem reciclados, como cartuchos e toners, óleos usados, eletrodomésticos, pilhas, etc. Recicle!

Sobre o Autor

Veja o que pode separar em casa: papel, metal, vidro e plástico. É muito importante separar o lixo orgânico (restos de alimentos, por exemplo) do lixo reciclável para que não suje ou inutilize aquele material. Baterias e pilhas devem ser entregues separadamente ao órgãos de reciclagem.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment