Veículos eléctricos: a mentira das Emissões Zero

Ver PDF | Ver Impressão
por: raugusto Total leituras: 273 Nº de Palavras: 2532 Data: Thu, 11 Nov 2010 Hora: 6:37 PM 0 comentários

O lugar comum atribuído frequentemente aos veículos eléctricos é de que são não poluentes a 100 por cento, Zero Emissões. Ou seja, supostamente não haverá nada mais “amigo do ambiente” do que conduzir um carro que funcione com esta nova geração de combustíveis. No entanto, isto não é mais que uma mentira completa, que muitos têm procurado incutir no senso comum, mas que felizmente tem vindo a ser desmentida, ainda que muito lentamente e de forma algo sub-reptícia, para não dar muito nas vistas. Embora os carros eléctricos sejam claramente menos nocivos para o ambiente, quando comparados com o veículo comum a combustível fóssil, também é uma realidade que automóveis eléctricos têm algumas limitações que estão claramente à vista.

O facto de os veículos eléctricos não serem tão amigos do ambiente quanto se pensa está baseado em dois pormenores muito importante do seu funcionamento. Para começar, a energia necessária para alimentar o motor do carro tem de ser retirada de algum sítio e, logo aí, há um problema. É que, ainda que a força motriz do automóvel possa ser abastecida por fontes de energia renovável, a verdade é que a rede global de abastecimento está muito longe de conseguir assegurar uma cobertura de postos de abastecimento suportados a energia fóssil, quanto mais criar uma rede integrada de pontos de carregamento alimentados exclusivamente por energias renováveis.

Logo, há que recorrer à energia que é produzida pelas vias normais e poluentes. Uma segunda desvantagem ambiental dos carros eléctricos está relacionada com as baterias, que acarretam uma dificuldade, já que têm de ser enviadas para algum lado depois de deixarem de ser úteis, o que levanta a questão de onde é que são depositadas após o fim do seu ciclo de vida.

Apesar terem de ser levados em conta os dois contras dos veículos eléctricos, estes continuam a ser a melhor opção para o combate ao aquecimento global que diariamente é provocado pelos milhões de automóveis que circulam pelo mundo inteiro. Porém, as mais-valias ambientais destes carros serão ainda mais realçadas quando se registar a emancipação total dos combustíveis fósseis e se puder abastecer em pontos de carregamento alimentados única e exclusivamente por energia renovável.

Assim que se viva num presente com esta realidade, poder-se-á afirmar que os veículos eléctricos estão a ser utilizados na sua total capacidade de “poupança ambiental”. Quando se chegar a este ponto, os carros eléctricos poderão empunhar orgulhosamente as faixas de Emissões Zero: zero emissões poluentes e zero ruído. Até lá ainda há um longo caminho a percorrer.

Sobre o Autor

O site veiculoselectricospt.com é uma publicação online que tem como objectivos divulgar informação sobre os veículos eléctricos, informar sobre a rede Nacional de Mobilidade Eléctrica, divulgar acções e incentivos por parte do governo Portuguê, mas também publicar todo o tipo de notícias e preços dos carros electricos




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment