Tuning e automóveis

Ver PDF | Ver Impressão
por: raugusto Total leituras: 345 Nº de Palavras: 749 Data: Sat, 31 Oct 2009 Hora: 6:46 PM 0 comentários

O tuning é uma actividade que seduz milhares de pessoas em todo o mundo. Tuning significa afinação ou optimização, mas quando aplicada aos automóveis, significa muito mais, é todo o processo de melhoria e transformação de automóveis, tornando-os únicos, mais bonitos, mais seguros, com maiores performances e com interiores exclusivos.

Qualquer dos componentes do carro, desde a pintura, o motor, jantes e pneus, suspensão, equipamento car áudio, tablier, mala, etc pode ser alvo de transformações. Um dos objectivos que os adeptos do tuning gostam de alcançar é um carro único, ao seu gosto e que tenha melhorias sobre o carro de série a diversos níveis. O tuning é hoje em dia um estilo de vida.

Actualmente o termo tuning descreve e engloba todas as variantes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor, optimização electrónica, preparação chassis, alterações de carroçaria, car audio ou mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). A palavra tuning descreve todas estas vertentes da alteração automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos.

Desde os supercarros como Bugatti Veyron, até ao carro mais normal, todos podem ser modificados. Existem mesmo preparadores a modificar Ferrari, Porsche, Lamborghini e o Bugatti Veyron, o que mostra que o tuning não é coisa de quem não tem dinheiro para um carro melhor.

A exclusividade, beleza e performances de um carro super-desportivo, por vezes não é suficiente para o seu dono e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos.

O tuning tem adquirido uma importante quota no mercado automóvel e dos seus acessórios. Cada ano que passa, novas empresas, serviços e componentes vão surgindo no mercado. Existem grandes empresas dedicadas inteiramente ao tuning e que comercializam os seus produtos no mercado global. Uma das excepções é em Portugal, em que o tuning não tem enquadramento legal e poucas são as alterações possíveis de legalizar.

O tuning está presente também em áreas como a imprensa, o cinema, a internet e os jogos de computador e consolas. Existe uma grande diversidade de imprensa escrita dedicada inteiramente ao sector, com várias publicações de países como EUA, UK, França, Alemanha e muito mais. Devido ao facto de a grande maioria dos adeptos de tuning serem jovens, e de usarem muito a Internet como meio de comunicação, a interacção entre os adeptos do tuning é grande. Existem milhares de sites a abordar esta temática. O tuning.online.pt é o site mais representativo do tuning em Portugal, com mais de 9 anos de existência cobre todas as temáticas relacionadas com este assunto.

No cinema, os filmes da série The Fast and the Furious são os mais populares a retratar o mundo do tuning. Nestes filmes, a história serve apenas para justificar o ambiente em que estes decorrem, mostrando uma visão sobre o mundo do tuning nos Estados Unidos quem nem sempre é real, mas que cativa todos os adeptos dos automóveis.

Recentemente, e com a cada vez maior popularidade do tuning, têm aparecido no mercado uma variedade grande de jogos de consolas e computador que abordam o tuning e o street racing nas suas várias facetas. Nestes jogos, para além da possibilidade de se poder conduzir muito realisticamente os carros dos nossos sonhos, podemos também altera-los ao nosso gosto para conseguir um melhor desempenho durante o jogo.

O tuning não é uma actividade recente, existe desde os primórdios da existência do automóvel, com o Ford T, o primeiro automóvel de produção em série a ser o primeiro que foi alterado ao gosto do seu dono.

Sobre o Autor

Rui Augusto é responsavel pelo portal tuning.online.pt, a maior referência do tuning em Portugal. O site, com mais de 9 anos de existência publica frequentemente novidades do sector, projectos de carros tuning, imagens de eventos, videos de tuning, notícias tuning, carros usados e muita mais informação que pode descobrir visitando o site.




Pontuação: 5.0


Comments

No comments posted.

Add Comment