Cidade de Magualde

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 271 Nº de Palavras: 402 Data: Thu, 1 Jul 2010 Hora: 8:45 AM 0 comentários

Situado num planalto fértil entre os rios Dão e Mondego e fronteiro às serras da Estrela e do Caramulo, Mangualdev tem uma história muito antiga, como provam os vestígios do período neolítico encontrados na zona, nomeadamente a anta da Cunha Baixa, que data de 3150 a 2750 a.C. O concelho é atravessado a Norte pelo rio Dão e a Sul pelo rio Mondego, constituindo ambos fronteiras naturais do mesmo. Além destes rios, Mangualde é ainda atravessado por uma série de ribeiras e riachos todas elas de fraco caudal, sendo de destacar a ribeira de Frades, a ribeira do Castelo e a ribeira de Videira, na metade Oeste do concelho. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Na idade Média, a vila, hoje cidade de Mangualde, nasceu à volta de dois bairros primitivos – o primeiro genericamente designado por “Cabo da Vila” e o segundo por “Rossio”. Com o desenvolvimento da população surgiu a necessidade de novas construções pelo que naquele baldio público, o Rossio, se começou a formar um novo bairro. Por essa mesma altura (meados do Séc. XVIl) os “Paes do Amaral” ainda não tinham erguido o seu magnífico palácio e no seu lugar existiam umas modestas casas onde residiam. A partir do século XVII com a fundação da Misericórdia por D. Filipe II (1613), a criação do Juiz de Fora por D. João IV ( 1655) e a instituição da feira por D. Pedro II (1681), Mangualde conheceu um forte surto de desenvolvimento. No séc. XlX, o casario começou a aumentar nessa zona. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Em Mangualde pode visitar-se a Igreja da Misericórdia de Mangualde, Igreja da Misericórdia de Mangualde, Castro do Bom Sucesso, Castro do Bom Sucesso, Citânia da Raposeira, Fonte da Ricardina, Palácio dos Condes de Anadia, Pelourinho de Abrunhosa-a-Velha, Pelourinho de Chãs de Tavares. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Mangualdev  história da cidade turismo de Celorico de Basto Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment