Como dar a volta a um resultado negativo

Ver PDF | Ver Impressão
por: CR28 Total leituras: 175 Nº de Palavras: 757 Data: Mon, 8 Jul 2013 Hora: 6:14 AM 0 comentários

Uma das coisas mais complicadas que uma equipa de futebol de qualquer escalão ou campeonato tem de fazer é ultrapassar um resultado negativo. A moral fica em baixo, os jogadores frustrados e nada parece solucionar e inverter a situação. Saiba como dar a volta a um resultado negativo e aumente a moral e os níveis de confiança da equipa.

Como recuperar de um resultado negativo

A recuperação de um resultado negativo pode ser feita em dois momentos distintos: o durante o jogo e o pós-jogo.

1. Durante um jogo de futebol

Ter uma voz ativa no banco

Para não deixar os jogadores em baixo e sem esperança é necessário falar com os jogadores a partir do banco. Deixe-os saber que tem esperança na reviravolta e apoie constantemente as suas ações. A moral é muito importante para um jogador de futebol e este estiver com uma má moral, a probabilidade de falhar um golo à frente da baliza ou de fazer um jogo mau é muito maior. Se mantiver os jogadores calmos e moralizados, a reviravolta pode ser uma questão de tempo apenas.

Ter uma voz em campo

Para além de ter uma voz ativa no banco, é também necessário ter um capitão que consiga interagir positivamente com os restantes jogadores da equipa. Se o capitão de equipa conseguir ajudar os jogadores a levantar a cabeça e fazer o seu jogo, é muito provável que se consiga dar a volta ao resultado, ultrapassando assim o resultado negativo.

Mudar a tática

Um resultado negativo pode estar relacionado com a tática que foi escolhida para um determinado encontro. Por vezes, é necessário jogar e apostar de maneira diferente com adversários distintos e basta o tipo de jogo tático usado ser o errado para o resultado não ser o melhor. Tente usar uma tática mais ofensiva/defensiva/conservadora, dependendo do tipo de jogo que esteja a decorrer. Experimente, de acordo com o jogo adversário, mudar a tática e, se necessário, faça substituições, tirando os jogadores que estão com um menor rendimento ou menos moralizados.

2. No pós-jogo

Falar dos erros ocorridos no jogo

No treino que precede o jogo, pode falar de cada caso particular que falhou para haver o lapso desse resultado negativo. É importante que os jogadores se apercebam dos seus erros e que, acima de tudo, os corrijam. Se conseguir passar essa mensagem de modo a que não voltem a repetir esses erros, está num bom caminho para ultrapassar esse mau resultado.

Falar da superioridade ou não no jogo

Vamos supor a superioridade no jogo. Nesse mesmo treino, diga que eles jogaram melhor que o adversário e faça com que eles saiam de lá convencidos disso. Ao se aperceberem de que foram superiores, sabem que podem voltar a sê-lo, mas desta vez podem conseguir com um resultado mais positivo. Se não foram superiores, diga-lhes isso e convença-os que podem vir a ser se treinarem bem e se esforçarem. Diga que os treinos são a chave do sucesso e para serem bem sucedidos no próximo jogo, é preciso treinar bastante de modo a não permitir mais nenhum desaire.

Renovar a moral e a confiança da equipa

A base para ultrapassar um resultado negativo é a moral e a confiança. É extremamente importante os jogadores se sintam confiantes para um jogo, não com excesso de confiança, mas sim conscientes de que conseguem ultrapassar qualquer adversário. A eleição do capitão de equipa também é muito importante e, como tal, deve ser alguém que saiba falar com os jogadores para que eles não se exaltem e que lhes consiga dar moral e confiança.

Sobre o Autor

Saiba como dar a volta a um resultado negativo e aumente a moral e os níveis de confiança da equipa.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment