Artigos sobre Retorica e Oratoria

1: A Importancia de Uma Boa Tradução
Praticamente todas as empresas, hoje em dia, utilizam tradutores gerais para traduzir todo tipo de documentos tais como notas de imprensa, relatórios e outro material relacionado com seus negócios. No entanto, em algum momento se verá na necessidade de tradução de um documento de natureza técnica, como é o exemplo de um manual de instruções, para ampliar seu portfolio de clientes e assim ver crescer a sua empresa. Utilizar os mesmos serviços de tradução para um documento técnico que os que utiliza para suas traduções de caráter geral poderia converter-se num erro crucial. Freqüentemente, a pessoa em que confia para realizar seus projetos de tradução poderia não contar com as habilidades necessárias ou a formação requerida à hora de levar adiante uma tradução tecnica.

2: Porque Temos Tanto Medo de Falar Em Público?
Existem várias ameaças, possíveis ou imaginárias em nosso dia-a-dia. Podemos ficar doentes, sermos assaltados, atropelados por aviões, sequestrados por aliens e muitas outras coisas. Porém, não importa se algo assim acontecerá conosco ou não, o fato é que se acontecesse, seria ruim.

3: Porque Falar em Público Pode Ser Tão Difícil
De um lado existem aqueles "políticos" natos. Se eles estão perto de pessoas e precisam falar alguma coisa, as palavras saem naturalmente e com fluidez. Qualquer que seja o tema, esses habilidosos indivíduos sabem como falar em público da melhor maneira possível, sem sentirem medo nem ansiedade, nada. Com eles, as coisas simplesmente funcionam.

4: 3 Passos Para Deixar de Ter Medo ao Falar em Público
A melhor maneira de aprender a falar em público é estudando e praticando. Assim como todas as outras atividades, falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo requer esforço e tempo. Mas às vezes você não sabe como falar em público mas sua apresentação é amanhã! E aí? O que fazer?

Considerando que o seu tempo é curto, procure se concentrar nesses 3 simples passos para tentar impedir que sua apresentação se torne um verdadeiro desastre.

5: Falando em Público Usando Colinhas
Você conhece a situação:

Em um evento qualquer, como uma apresentação de um projeto na faculdade, muitos alunos pegam folhinhas de papel e escrevem suas anotações. No papel pode existir um índice para a pessoa não se perder enquando fala com o seu público ou então, ela pode ir além, chutar totalmente o pau da barraca e manter uma folha contendo toda a apresentação por escrito, na íntegra.

6: O Poder da Repetição ao Falar em Público
Se você vai fazer uma apresentação pública importante, seja para um trabalho de escola ou um grande comício político, é preciso saber antes o que você irá falar. Não adianta chegar lá, dizer oi e começar a contar piadas. Isso quase nunca funciona e normalmente custa o seu trabalho todo. Às vezes, até o seu emprego.

7: Fale Com o Público e Não Para Dentro!
Algumas pessoas tem o péssimo hábito de falarem para dentro. A voz sai baixa e o som é direcionado para baixo ou para os lados. Ocasionalmente o locutor nem percebe o que está fazendo porque quem está perto dele consegue ouvir bem, porém, aqueles que estão longe não conseguem ouvir nada porque o som está sendo mal direcionado.

8: Como o Seu Tom de Voz Afeta Suas Apresentações em Público
Conheço uma quantidade enorme de pessoas que não sabem como falar em público. Elas tem medo, elas travam, não sabem o que dizer na hora H e pior, mesmo quando conseguem, depois de muito esforço, suas vozes são tão baixas e tão pra dentro que ninguém consegue ouvir nada. A situação piora e o orador fica se sentindo envergonhado (com razão) por ter feito uma apresentação horrível.


Página 1 de 1
[1]