Fisioterapia Desportiva – Lesões no desporto, reabilitação desportiva e prevenção

Ver PDF | Ver Impressão
por: bruno1078 Total leituras: 27 Nº de Palavras: 782 Data: Fri, 5 Sep 2014 Hora: 11:43 AM 0 comentários

 

As práticas desportivas requerem uma boa condição física, que por sua vez exige empenho do atleta. Esse empenho, agregado à rotina de exercícios e treinos diários, expõe o atleta a sobrecargas posturais, repetição de movimentos e a consequente aplicação de forças excessivas. É idealizada nesse cenário que nasce a fisioterapia desportiva, sendo atualmente uma das principais áreas de atuação do fisioterapeuta ou auxiliar de fisioterapia que por sua vez tende a garantir os resultados funcionais positivos em torno do tratamento ao qual submete os pacientes.

 

As lesões no desporto

A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas é, infelizmente, um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores. A lesão pode vir acompanhada de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar a treinar.

As lesões mais comuns na prática desportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem surgir em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.

 

O que é?

Componente de peso da Medicina Desportiva, a fisioterapia desportiva apresenta como objetivo principal a recuperação e prevenção dos possíveis e comuns acidentes ligados à prática desportiva. O trabalho é voltado para o desenvolvimento do atleta em curto espaço de tempo após sofrer uma lesão durante a atividade física.

 

Prevenção de lesões em atletas

É muito discutido atualmente a prevenção das lesões nos atletas. Inúmeros são os investimentos nessa área, principalmente nos clubes de futebol. O trabalho preventivo de lesões vai desde a correção de exercícios de alongamento e flexibilidade, até exercícios de fortalecimento e preparação muscular.

Além disso, sabe-se que a causa de muitas lesões é a prática de exercício físico exagerada. Para isso, deve-se controlar a intensidade dos treinos, realizando incrementos progressivos; o calçado devem ser adequado, compatível com a modalidade desportiva; é importantíssimo ter em atenção à alimentação, que deve ser equilibrada e estar atento à hidratação antes, durante e após os treinos, com a reposição correta e balanceada dos eletrólitos, que são perdidos com a transpiração exagerada.

Sobre o Autor

Nada a dizer.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment