França: a perda do AAA sem efeito sobre o custo dos empréstimos a curto prazo

Ver PDF | Ver Impressão
por: manu Total leituras: 388 Nº de Palavras: 406 Data: Mon, 16 Jan 2012 Hora: 10:08 AM 0 comentários

O estado francês levantou 8,6 mil milhões de euros a curto prazo no mercado internacional. O mercado reagiu muito pouco à degradação da nota francês de AAA para AA+. A degradação da nota Francesa pela Standard & Poor não resultou num aumento de custos de financiamento a curto prazo.

Segunda-feira, A agência France Trésor, que gere a dívida do país, levantou 8,6 mil milhões de euros com taxas um pouco mais baixa que na semana passada. Sobre os papéis à um ano, a taxa média ficou em 0,406%, sobre os papeis à seis meses a taxa é só de 0,281% e os títulos a três meses, a França paga apenas 0,165%.

No entanto, os custos de financiamento são mais caros do que no final de dezembro, que estavão em volta de 0% (para empréstimos de 3 a 6 meses). No mercado secundário, a perda de AAA não também não causou mais tumulto: a taxa de empréstimo francês a dois anos relaxou um pouco, enquanto o fosso entre a França e a Alemanha sobre a taxa a 10 anos caiu para 127 pontos de base.

O CDS (Credit Default Swap) francês, que mede o custo de empréstimo da dívida do Estado francês mexeu pouco.

A Itália também consegui dinheiro à um bom preço. De facto, Roma emitiu o montante esperado em sua primeira operação a médio prazo este ano. A demanda foi moderada, mas o rendimento consentido pelo país diminuiu.

Mesmo assim, o sucesso foi menor do que o da Espanha que na passada quinta-feira consegui um melhor empréstimo Mesmo assim, a Itália também consegui a sua primeira emissão de dívida a médio prazo do ano com o tesouro italiano a colocar no mercado um de 4,75 bilhões de euros de ações com um prazo entre três e cinco anos.

Sobre o Autor

Manuel é blogueiro amador nas suas horas vagas e tem vários sítios sobre as finanças. Tem por exemplo, um conversor de moedas para quem quiser fazer conversão monetária mas também um sítio sobre o euro/dólar.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment