Leasing e Renting podem ser ainda mais preferidos pelas empresas

Ver PDF | Ver Impressão
por: gastaobelo Total leituras: 473 Nº de Palavras: 612 Data: Fri, 4 Feb 2011 Hora: 1:05 PM 0 comentários

Uma das vantagens das soluções de financiamento para gestão de frotas automóveis, como o Renting e o Leasing, que dispensam a aquisição de veículos, é o facto de se saber bem com o que contar em termos de custos, bem como o facto de querendo, estender essa previsibilidade a outros serviços que podem ser incluídos na mensalidade.

Leasing automóvel

As micro e pequenas empresas que não têm necessidade de disporem de uma frota automóvel para levarem a cabo o seu negócio, têm visto no Leasing uma das modalidade de financiamento por eleição, para se equiparem com veículos automóveis, uma vez que a taxa de juro é mais baixa.

Com efeito, o recurso ao leasing como solução de financiamento para gestão de frotas tem sido a opção predilecta de grande parte do tecido empresarial português que rejeita a hipótese de aquisição própria de viaturas. Nestes casos, os veículos são alugados às locadoras durante períodos previamente contratualizados, podendo a empresa cliente, no final do contrato, negociar a aquisição da viatura.
 
Durante a vigência do contrato, a empresa cliente paga uma mensalidade à locadora, conseguindo estabelecer um mapa de custos com grau de previsibilidade elevado para os anos seguintes.

Renting Automóvel

Responsável por um notável desenvolvimento entre as empresas portuguesas, especialmente as de menor dimensão, o Renting ou Aluguer Operacional de Veículos tem granjeado imensos adeptos.

O Renting é como que um Leasing (inclui portanto o aluguer do automóvel) expandido com um conjunto de serviços associados, como o próprio gasóleo, os seguros, as manutenções periódicas, e outros.

À semelhança do Leasing, também no Renting a empresa cliente paga uma mensalidade à locadora, mas neste caso essa mensalidade inclui o aluguer do veículo e todos os serviços associados, o que permite à empresa cliente eliminar um conjunto de despesas variáveis que poderiam estar associadas à gestão da frota durante os vários meses do ano. O Renting é dirigido a empresas (pequenas, médias e grandes) e sector público, que, por necessidade da actividade que desempenham, têm que possuir várias viaturas.

Mas não fique com a ideia que apenas as empresas recorrem ao Renting.  Dada a natureza facilitadora do Renting, que liberta o cliente de todas as preocupações associada à gestão diária do seu veículo automóvel, o Renting actualmente é a escolha de muitos particulares, para quem a conjuntura económica incerta é factor catalisador da procura destas soluções de financiamento.
Num ano de 2011 carregado de nuvens negras e expectativas desmoralizadoras para a nossa economia e saúde financeira, o funcionamento dos mercados quanto à procura destas soluções de financiamento – leasing e renting – e aguardado com alguma expectativa. Poderá ser o tempo destas soluções granjearem mais adeptos.

Sobre o Autor

Especialista web em crédito pessoal, Gastão leva ao público em geral as últimas sobre financiamentos e empréstimos em geral nos sites Simulação Crédito Pessoal e Simulação Crédito Automóvel.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment