Aumenta o número de brasileiros com dívidas
Ver PDF | Ver Impressão
por: maxdossantos
Total leituras: 303
Nº de Palavras: 458
Data: Fri, 14 Sep 2012 Hora: 12:56 AM
0 comentários
Entre julho e agosto do 2012 cresceu o número de núcleos familiares que tem dívidas ou contas em atrazo. Este é o resultado de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio para monitorar a situação de endividamento das famílias brasileiras. A pesquisa, intitulada “Endividamento e Inadimplência do Consumidor”, evidenciou uma percentagem superior a 50%, a maior de 2012, de famílias endividadas, das quais mais que 20% tem contas em atrazo, percentagem também um pouco maior que no mês anterior.
Os principais instrumentos financeiros através dos quais os brasileiros contraem dívidas são: cheque pré-datado, cartão de crédito, carnês, empréstimo pessoal, parcelas de carro e seguros.
Na opinião da Confederação uma das causas que fizeram crescer o edividamento das famílias brasileiras foram as políticas do Governo destinadas a incentivar o crédito de consumo para a compra de bens duráveis, como carro ou casa.
Uma das principais causas do edividamento é a possibilidade de parcelar os bens adquiridos no cart ão de crédito, uma forma de adiar o pagamento do débito que foi utilizada por mais de 70% das pessoas que declararam ter dívidas.
Como acontece com frequência também em outros países, a classe C é aquela que tem mais dificuldade em reembolsar os empréstimos: a percentagem mais alta de famílias que declaram não ter condições de pagar as parcelas dos empréstimos em dia está entre a faixa com salário inferior a dez salários mínimos.
O número de famílias com contas em atrazo ainda é muito alto, cerca de um quinto do total das famílias que pediram um empréstimo pessoal, mas já diminuiu com respeito a agosto de 2011 quando era quase de 25% do total.
No abuso do cartão de crédito está também um risco para a economia, porque se muitas pessoas não conseguem reembolsar os empréstimos, os bancos também podem sofrer uma crise. (fonte: creditofacil-online.com)
Sobre o Autor
Jornalista e blogueiro, especialista em economia e finanças, editor dos sites creditofacil-online.com infosegurosonline.com.
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments 
No comments posted.
