Empresas Aceleradoras Apostam em Startups e Dão uma Chance aos Seus Projetos

Ver PDF | Ver Impressão
por: alfredm Total leituras: 196 Nº de Palavras: 2465 Data: Fri, 14 Jun 2013 Hora: 3:11 PM 0 comentários

Com a tecnologia atual, elaborar e desenvolver soluções para os pequenos problemas ou para facilitar a comunicação entre as pessoas pode ser considerado uma paixão para algumas pessoas. Cada vez mais os jovens elaboram soluções práticas para facilitar o dia-a-dia e se utilizam do mercado móvel pra trazer também praticidade a essa mistura. A idéia de um novo aplicativo que pode revolucionar a maneira de pensar das pessoas pode ser o primeiro passo desses jovens ao desenvolvimento de uma nova empresa.

No ritmo de crescimento de hoje, o Brasil se torna um lugar propício para as famosas startups e suas idéias inovadoras. Cada vez mais startups surgem, com premissas cada vez maiores e mais atraentes a investidores que podem injetar fundos num determinado projeto. Achar investidores que podem bancar um projeto que ainda consta no papel é que pode ser um problema, pode mesmo ser uma tarefa árdua. Com esse propósito, novas empresas denominadas ‘’aceleradoras’’ selecionam e analisam os projetos promissores afim de verificar a viabilidade e decidem se investem ou não em determinado projeto.

O maior exemplo de uma startup que começou dessa maneira é a responsável pelo aplicativo ResolveAí, que facilita a maneira com que chamamos um táxi através do celular. Com o novo aplicativo, basta apenas alguns toques na tela do seu telefone móvel para que um taxista esteja a caminho do local onde se encontra para oferecer um corrida rápida. A necessidade de se fazer uma ligação e ter de confirmar seus dados de localidade e pessoais é absolvida dessa forma, agilizando e muito o processo de pedir um táxi para onde quer que você esteja. Mais de 8.000 (oito mil) taxistas já estão integrados na plataforma, embora, ainda em fase de teste, apenas algumas centenas de usuários estão permitidos a utilizar o serviço.

Projetos como o ResolveAí acontecem graças a executivos e empresas aceleradoras de startups que podem investir fundos para colocar um projeto em desenvolvimento. Sem a parceria entre esses colaboradores, o processo para a obtenção de fundos para o levantamento do projeto poderia ser muito dispendioso e acabar resultando em falha. No caso do aplicativo ResolveAí, alguns dos principais responsáveis pela injeção de fundos no projeto foram Marcelo do Rio (criador da Devassa) e Guilherme Laager (Guilherme Laager é ex-presidente da Varig e ex-diretor da Vale) .

O atual paradigma do Brasil é muito propicio para esse tipo de empreendimento e irá garantir que o país possa crescer e desenvolver com base numa economia própria. Com o investimento cada vez maior em projetos empreendedores como esse, maior motivação tem os jovens em procurar soluções práticas para as pequenas coisas da vida, dessa forma quem sabe um dia não poderemos nos orgulhar de ter um Silicon Valley em território brasileiro?!

 

Sobre o Autor

Guilherme Laager - Um dos principais investidores do aplicativo móvel ResolveAí (Guilherme Laager)




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment