Considerações ao Escolher um Sistema de Gerenciamento do Relacionamento Com Clientes Para Pequenas Empresas

Ver PDF | Ver Impressão
por: zahiraparicio Total leituras: 111 Nº de Palavras: 748 Data: Fri, 20 Sep 2013 Hora: 5:40 AM 0 comentários

Os sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes já não são somente utilizados por grandes empresas. Hoje em dia, independentemente da dimensão da empresa, você sempre encontrará um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes que atenda às suas necessidades empresariais. Infelizmente, a maioria das pequenas empresas acaba por evitar essa tecnologia devido à falta de informação sobre a sua relevância e ao seu custo de implementação. No entanto, a adoção de tal solução é tão importante para as pequenas empresas como para as grandes empresas. Como proprietário de uma pequena empresa, o primeiro passo para a implementação de um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes começa com a escolha da solução ideal para a sua empresa e não há qualquer atalho a esse respeito. Abaixo estão algumas considerações importantes que você deve considerar ao escolher a melhor solução possível.

Comprar ou alugar um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes?

A maioria das pequenas empresas enfrenta limitações financeiras e a compra de um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes em uma única transação pode parecer inacessível. Felizmente, alguns fornecedores oferecem a opção de pagamento em prestações, os quais permitem o aluguel e pagamento através de uma taxa mensal mínima. Isso é perfeitamente possível com as soluções hospedadas / mediante solicitação, as quais fornecem às pequenas empresas os benefícios de rentabilidade e acessibilidade, considerando as suas limitações financeiras. 

Custos, complementos e atualizações ocultas

A maioria dos fornecedores de sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes está constantemente revisando e atualizando as suas soluções com o objetivo de melhorar as suas funcionalidades. Infelizmente, alguns fornecedores repassam esses custos para os clientes, os quais pagam muito mais por versões atualizadas. Alguns recebem ofertas de módulos adicionais, os quais podem ser um fardo financeiro para uma pequena empresa. Como tal, antes de comprar uma solução, considere todos esses fatores e garanta que a solução do seu fornecedor não tenha custos ocultos, pois costumam surgir com atualizações e complementos. Os melhores e mais reputados fornecedores oferecem essas atualizações de forma gratuita, mediante o pagamento de uma taxa de licença inicial. 

Considere os usuários finais

A implementação bem sucedida de um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes é determinada pelas pessoas que o utilizam diariamente. Se você optar por uma solução sem considerar o quão fácil será para os seus usuários finais, todo o projeto poderá falhar. A mudança de cultura de trabalho tende a ser um processo doloroso e demorado para a maioria das empresas e pode ser pior para pequenas empresas inexperientes. Para um sistema de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes ser frutífero e oferecer um retorno do investimento, todos os que estejam utilizando o sistema devem visualizar os seus benefícios em primeiro lugar. Como tal, sempre vale a pena envolver os usuários finais na escolha de um sistema, a fim de escolher algo com que eles possam se sentir bem em termos laborais. 

Antes de você implementar um projeto de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes na sua empresa, pense sobre isso com cuidado e de forma lógica. Os decisores na empresa devem envolver todos na organização e evitar tomar decisões unilaterais, sem a opinião de todas as pessoas afetadas. Uma pequena empresa pode beneficiar enormemente com uma solução de Gerenciamento do Relacionamento com Clientes que atenda às suas necessidades atuais e futuras. A seleção da melhor solução é muito importante para o sucesso das empresas em longo prazo.

Sobre o Autor

Mike gosta de criar e compartilhar conteúdo na behlaf de webCRM. Se você quiser, você pode acessar mais informações sobre webCRM em Engish aqui - www.webcrm.com.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment