Gerencie Suas Contas a Pagar Com o Organizze

Ver PDF | Ver Impressão
por: philhrscha Total leituras: 153 Nº de Palavras: 567 Data: Tue, 7 Feb 2012 Hora: 5:40 AM 0 comentários

O que os administradores inexperientes normalmente não sabem sobre um fluxo de caixa problemático

O êxito financeiro de qualquer empresa depende de um bom controle do fluxo de caixa. A função do movimento de caixa é apresentar de modo claro os movimentos de valores no departamento de finanças da empresa. O fluxo de caixa proporciona com clareza para qualquer ser humano uma visão total sobre os recebimentos e pagamentos. E isso vale para as contas pendentes e efetivadas. Independente do status da conta.

Sabemos que qualquer fluxo de caixa normal terá muita atividade e exigirá atualização constante. Mas estas informações devem ser estruturadas de forma acumulada e constante. Ser alguém perfeccionista e paciente com números é excelente para quem desempenha esta função. A pessoa deve estar informando, no decorrer do tempo, os saldos, pagamentos, entre outros. Quando o saldo acumulado do caixa der abaixo de zero, ou seja, negativo, isto na maioria das vezes quer dizer o incontestável. Como assim? Você está recebendo menos do que quitando. Isto é bastante ruim.

Vamos listar as razões abaixo. As causas podem ser:

- Você tem oferecido um prazo bastante grande para seus clientes pagarem. porém seus fornecedores não são tão bonzinhos e o prazo para você pagar é curto. Isso quase sempre acaba com o caixa.

- Em épocas especiais você pode precisar investir mais no estoque, o que na maioria das vezes acaba com o movimento de caixa.

- Você comprou bastante estoque ultimamente. A compra está bastante alta em relação ao giro de estoque efetivo da empresa.

- O quitação de funcionários. Acredite, há organizações que sofrem com o caixa abaixo de zero em datas de pagamentos de funcionários ou em tempos de demissões.

- A empresa pode estar sendo corroída pelos juros bancários. Juros de limite de conta, cartões corporativos, longos empréstimos, etc.

É irrefutável que há outra situação, quando a empresa tem o saldo de caixa positivo. Um fluxo positivo na maioria das vezes mostra que a empresa está conseguindo receber, quitar as contas e ainda sobra. É um ótimo sinal. Ela faz exatamente o contrário dos itens vistos acima, que são ruins para a empresa.

Vamos concluir...

O movimento de caixa é usado para equilibrar as contas da empresa. É possível trazer um quitação para uma data mais próxima, se for melhor para o caixa. Ou pode-se atrasar um quitação, quando possível. Tudo pela saúde do movimento de caixa. por isso, fique atento. É essencial para qualquer empresa ter um movimento de caixa bem organizado. 


Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br

 

Sobre o Autor

Blueberry é uma agência inovadora e dinâmica de Search Engine Marketing, especializada em Google Adwordse SEO.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment