Tipos de softwares comerciais

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 117 Nº de Palavras: 601 Data: Fri, 19 Jul 2013 Hora: 9:36 AM 0 comentários

software comercialO Software comercial, é um tipo de software criado para comercialização ou mesmo interesses comerciais. Vale ainda notar que comercial e proprietário não são os mesmos termos. E a maior parte dos softwares comerciais são proprietários, apesar disto existem softwares livres que são comerciais e existem softwares que são chamados de não livre e não comercial.

As características específicas para o software livre e para o proprietário apenas poderão representar alguns atributos da licença do software. E isto são modalidades de relações completamente jurídicas que poderão se estabelecer entre um que seja particular e o fornecedor. No caso de softwares proprietários isto significa que a distribuição que é realizada por comercialização irá se dar através de um regime jurídico, considerado clássico e comercial, onde a relação vem baseada em restrições e também permissões que poderão ser tanto onerosas ou não, se tutelando ainda tanto as propriedades de autoria como a utilização do mesmo.

Para o caso de softwares livres, isto significa que a distribuição deverá ser realizada em um regime praticamente jurídico de colaboração, e não apenas o contrário, se tutelando somente na autoria e na permanência deste mesmo regime de distribuições subsequentes e existentes de um software específico.

Conheça alguns dos softwares comerciais que existem no mercado

O software proprietário

Este tem em sua propriedade intelectual a propriedade da empresa desenvolvedora. E, por isso, tanto as suas utilizações, suas garantias e também as suas modificações do software comercial, como a decisão sobre o formato de distribuição, são de exclusiva responsabilidade da empresa autora.

O software livre

De acordo com a sua definição criada através da  Free Software Foundation este poderá ser qualquer tipo de programa de computador que poderá ser utilizado, copiado e ainda redistribuído com algumas restrições, e em especial toda a manutenção de créditos aos seus autores originais e da mesma licença no caso de outras redistribuições. Este é um tipo de conceito que fica oposto ao software proprietário onde a propriedade intelectual pertence exclusivamente a uma empresa. Toda a sua distribuição acaba sendo realizada através de um regime jurídico, de colaboração não compulsória, prevendo a manutenção do formato de autoria e ainda disponibilidades do produto para uma modificação.

 

 

Sobre o Autor

Profissional de TI




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment