Cidade de Celorico de Basto

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 134 Nº de Palavras: 346 Data: Thu, 17 Jun 2010 Hora: 5:11 AM 0 comentários

Celorico de Basto é uma vila portuguesa no distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave, com cerca de 2 500 habitantes. O concelho está rodeado por cadeias montanhosas, das quais se destacam o Marão, o Alvão e a Cabreira. Tem no pico do Viso (freguesia de Caçarilhe) o ponto mais elevado, a 856 m de altitude. Com um relevo acidentado, apresenta vastas áreas planálticas alternando com vales estreitos e alongados que descem até ao Rio Tâmega, onde se pratica uma agricultura de subsistência. Todos os autores são unânimes em considerar Celorico de Basto um povoamento de origem pré-românica, os vestígios arqueológicos da época castreja confirmam a ocupação desta região desde épocas remotas. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Celorico de Basto terá sido ocupado desde tempos muito remotos, tal como nos testemunham as marcas que as civilizações mais antigas por aqui deixaram. Os mais antigos vestígios de povoamento do espaço geográfico actual do concelho de Celorico de Basto, revelados pela prospecção recente e intervenção pontual de contextos arqueológicos, são atribuíveis ao início do megalitismo, portanto ao Neolítico Médio (5.510 B.P.). Para este período pode apontar-se o grande conjunto de mamoas do Planalto da Lameira. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Celorico de Basto tem no seu património cultural o Castelo de Arnoia, Um conjunto notavel de Casas Solarengas, Quinta do Prado, Ponte de Arame em Lourido, Mosteiro de Arnoia e a Igreja anexe, Igreja de S. Salvador de Ribas, Igreja de Veade, Catro de Barrega. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

Informações Gerais: info@guimaweb.pt
Suporte Técnico: suporte@guimaweb.pt
Financeiro: contabilidade@guimaweb.pt
Marketing / Publicidade: comercial@guimaweb.pt

Celorico de Basto história da cidade turismo de Celorico de Basto Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment